Cultura Economia Variedades

2º SIMPESCA: Evento alcança objetivos

Com as inscrições esgotadas já há alguns dias, iniciou segunda-feira (25) e termina hoje (29), em nossa cidade, o 2º Simpósio Sul-Sudeste de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, organizado pelo Departamento de Engenharia de Pesca da Udesc, tendo como tema “desafios e perspectivas para a cadeia produtiva de pescados” e contando com apoio da Codesp-Companhia Docas do Estado de São Paulo, através do Terminal Pesqueiro de Laguna e empresas como Gomes da Costa, Pescaf e Nobre Pescados, entre outras.
Abertura
A abertura do evento, na segunda-feira (25), teve como palestrante o conceituado professor e Mestre Fábio Hissa Vieira Hazin, da Universidade Federal de Pernambuco, que também preside o Comitê de Pesca da FAO/ONU e é secretário Nacional de Pesca, do Ministério da Pesca e Aquicultura, logo comandando o planejamento e ordenamento do setor. Antes de Hazin, usaram da palavra todos os integrantes da mesa, como o diretor do Ceres/Laguna, professor dr. Carlos André da Veiga Lima Rosa, prefeito Everaldo dos Santos, Deyvison da Silva de Souza, administrador do Terminal Pesqueiro de Laguna, secretário de Desenvolvimento Regional Robson Caporal, deputado federal Ronaldo Benedet, Celso Leal, do CREA-SC e Rui Fernandes, da Faesc. Ao final o grupo folclórico da Vovó Dindinha, de Ribeirão Pequeno fez uma apresentação especial, aliás com muito destaque. Após todos foram convidados para uma paella no Centro Cultural, que contou com uma apresentação do humorista ilhéu Moriel Adriano da Costa.
As falas
Ainda que rapidamente, todos os integrantes da mesa usaram da palavra, como o diretor geral do Campus de Laguna, Carlos André da Veiga Lima Rosa, que agradeceu o empenho de todos, especialmente da professora Micheli Cristina Thomás, coordenadora do evento.
Everaldo
O prefeito disse se sentir honrado pela cidade sediar tão importante simpósio, deu boas vindas a todos, acrescentando que o evento fortalece o “nosso compromisso com o complexo lagunar e toda sua rede produtiva”.
Deyvison da Silva de Souza
Por sua vez, o administrador do Terminal Pesqueiro de Laguna falou sobre a importância do evento, que recebeu total apoio do nosso Terminal e da Codesp.Deyvison falou ainda que espera poder contribuir para esta nova fase do setor pesqueiro da região. Ele também falou sobre a recuperação do Terminal e de toda a área, tudo feito em apenas três meses, contando com o apoio decisivo da Codesp.
Robson Caporal
O secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, disse estar à disposição e pronto para colaborar no que for preciso.
Deputado Federal Ronaldo Benedet
Único parlamentar que prestigiou a abertura do Simpósio, inicialmente lembrou que recentemente destinou R$ 600 mil de emenda para o curso de Engenharia de Pesca, da Udesc/Laguna e que esteve, está e estará à disposição de toidos os integrantes do setor. Ele também sugeriu que os alunos do curso procurem o Terminal Pesqueiro para verdadeiras “aulas ao vivo”, com a certeza de que o administrador, Deyvisonn, tudo fará para estreitar os laços de convivência com os estudantes. Benedet também sugeriu que eles, os estudante de Engenharia de Pesca de Laguna procurem o engenheiro Giacinto Bernardo Tasso, do SinpescaSul – Sindicato das Indústrias, dos Armadores e da Aquicultura da Grande Florianópolis e Sul Catarinense, jovem que tem se mostrado pronto para ajudar a passar o seu conhecimento do setor de pesca.
Giacinto Bernardo Tasso, do SinpescaSul, fez um breve relato da entidade, dizendo que em 2013, com apoio da Fiesc, passou a atuar de forma mais abrangente, onde além das indústrias, os armadores e a aquicultura da região centro-sul de SC também foram inseridos, tendo em vista a necessidade de organizar as articulações do setor produtivo. Nós acreditamos que iniciativas como esta, vêm ao encontro dos objetivos do nosso sindicato, que quer, cada vez mais, ver o fortalecimento deste setor de nossa sociedade, onde, a captura responsável e o cultivo sustentável fazem parte dos nossos ideais.
Encerramento
Passadas as palestras e discussões em diversas mesas redondas, a programação marca para hoje (29), visitas técnicas e passeios aos pontos turísticos da terra de Anita. (COM APOIO DO TERMINAL PESQUEIRO DE LAGUNA/CODESP)

Deixe seu comentário