Contraponto

Manutenção da Ponte Anita Garibaldi

Tourist

João Carlos Fagundes de Moraes

Com todas as acomodações já comercializadas, de hoje (24) até quarta-feira (1º), inclusive com lista de espera, o Laguna Tourist Hotel, sob o comando de João Carlos Moraes, continua sendo referência não só da terra de Anita como de todo o sul catarinense. E mais: Moraes continuará à frente do importante estabelecimento até março de 2019.

 

Manutenção da Ponte Anita Garibaldi

O Consórcio Sadenco-Quantum Engenharia, o mesmo que faz as obras de cabeamento subterrâneo, em nossa cidade, foi contratado pelo Dnit-Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, para refazer parte do cabeamento de circuitos elétricos que alimentam o sistema de iluminação da Ponte Anita Garibaldi. Para março estão previstos os trabalhos de manutenção das luminárias. Não podemos esquecer que por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o pagamento do consumo de energia na ponte, ficou com a prefeitura de Laguna, que ainda não fez qualquer quitação e cuja dívida já chega aos 300 mil reais. Que a nossa prefeitura institua um pedágio para quem passar na ponte. Por que não? Se nós devemos pagar para que 40 mil veículos  passem por ali, diariamente, por que não cobrarmos para tal? Ou uma coisa é uma coisa e outra coisa, é outra?

 

IPHAN aprova projeto

Em contato com a arquiteta Ana Paula Citadin, do escritório local do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ficamos sabendo que foi aprovado o projeto de recuperação e ampliação da Escola Básica Jerônimo Coelho, e onde viria funcionar o Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, o que depende exclusivamente do Governo do Estado. Sabe-se que para entrar em funcionamento em 2018, será necessária a manifestação do Conselho Estadual de Educação até setembro próximo.

 

Compra de medicamentos

A prefeitura de Laguna publicou em jornal de Tubarão, edital de pregão presencial para aquisição de medicamentos de farmácia básica, no dia 6 de março.

 

Notificação de edifícios

Visando colocar ordem no setor, especialmente na praia do Mar Grosso, a Vigilância Sanitária da cidade, começou pela rua Ruben de Lima Ulysséa, a notificação de 24 edifícios residenciais que agora devem apresentar documentação relacionada ao abastecimento d`agua, destinação final de efluentes sanitários e o habite-se sanitário. Para Alex da Silva de Bem, diretor da VS, é uma oportunidade para saber se estão regular, claro contando com o conhecido documento e assim estarem salubres.

 

Proibição da captura de Garoupas

Decisão do Tribunal Federal, de Brasília restabeleceu a vigência da portaria 445/2014, do Ministério do Meio Ambiente, que lista 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção. Com a decisão fica proibida a captura, transporte, armazenamento, guarda e comercialização de espécies muito conhecidas de todos nós, como a garoupa, pargo, miraguaia e cação, entre outras. A lembrar que o deputado Padre Pedro (PT) reassumiu esta semana a Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa.

 

Dragagem do rio Parobé

Durante a sessão desta semana, o Vereador Tono Laureano (PMDB), informou na tribuna ter recebido confirmação do secretário estadual de Desenvolvimento, Carlos Chiodini, de que nos primeiros dias de março, acontecerá a liberação de recursos para obras de dragagem do rio Parobé.

 

Antônio Mattos

Sepultado aqui na manhã de quarta-feira (22), Antônio Mattos, funcionário aposentado dos Correios e que trabalhou também no Colégio Comercial Lagunense. Foi destacado músico da União dos Artistas. Na juventude brilhou na meia cancha do Barriga Verde FC e no Bola Branca Futebol de Salão. Aos 79 anos, deixou a esposa Cecê, filhas Gisele e Elisia, os netos Rodolfo e Thasines e o genro Carlos Brandl Jr.

 

Carnaval: MP adverte sobre gastos

A prefeitura de Laguna, figura entre as 17 catarinenses que foram notificadas sobre os cuidados que devem ter com relação aos gastos com o carnaval, sugerindo que cada gestor analise a situação financeira do município e verifique se existe possibilidade para tal. Além da terra de Anita, entre outras, o MP enviou o lembrete para Florianópolis, São Francisco do Sul e Joaçaba, cidades de maior movimento com a folia de momo.

Deixe seu comentário