Letícia Zanini

A importância da amizade no mundo corporativo

No mundo corporativo temos muito trabalho e muita responsabilidade e, quando podemos dividir toda esta carga com amigos dentro do ambiente de trabalho, tudo fica mais leve e divertido. Passamos a maior parte de nossa carga horária em nossas atividades laborais, normal que tenhamos relações além da profissional com colegas de trabalho. No início muitos são apenas colegas e, com o passar do tempo alguns tornam-se verdadeiros amigos. Quando falo de amigo me refiro àquela pessoa que você admira, confidencia situações e que não mede esforços para ajudar. Por isso, as organizações que promovem amizade conseguem criar ambientes mais produtivos pois as pessoas se tornam mais colaborativas.
Neste contexto, é preciso ter maturidade para não misturar a relação, principalmente se tiver posição hierárquica com seu colega. Primeiro passo é separar o profissional do pessoal. Há momentos de descontração, um almoço, happy hour,e outros eventos informais que não podem ser fatores que impeçam de se posicionar diante de comportamentos inadequados, mesmo você gostando muito do seu parceiro de trabalho.
Segundo passo é levarmos em consideração que amizade não é sinônimo de proteção. Isso mesmo! Não é porque é seu amigo dentro da empresa que você deve encobrir erros ou pedir que façam algo que você deveria estar fazendo. Atitudes como essa, prejudicam os membros de uma equipe de trabalho. Amizade verdadeira é aquela que nos impulsiona, que podemos contar não apenas para fazer elogios, mas também críticas que promovem o crescimento.
Terceiro ponto é estar aberto a conhecer novas pessoas dentro do seu ambiente corporativo. É muito comum nos fecharmos para novas amizades quando já temos convivência com pessoas que nos agradam e então, formamos o que chamamos de “panelinhas corporativas”. Independentemente de sua afinidade com uma ou outra pessoa, existem outros colegas que podem em muitas vezes devem ser incluídos no seu dia.
Fazer amigos no ambiente laboral é benéfico e positivo para empresa e para as pessoas nela inseridas. Sendo assim, cultive e preserve sempre relacionamentos maduros e saudáveis que nos conduzam à realização pessoal e profissional.

Por:

Letícia Zanini

Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria. É instrutora do Curso de Formação de líderes Coach Smart e Formação de Coaches by Creative Learning Institute.

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