Letícia Zanini

A importância do Autoconhecimento!

Muitas vezes não conseguimos realizar ações em nossa vida ou em nossa carreira. E, no momento em que isso acontece, gera angústia pela necessidade de respostas, entender porque esse fato acontece em nossa vida. Já viu essa cena? Acredito que sim!
Como todo o ser humano, você precisa descobrir porque não realiza os seus objetivos, porque começa e não termina e porque, às vezes, nem começa.
As pessoas que conseguem com facilidade encontrar respostas para estas duvidas, são aquelas que desenvolvem a capacidade de autoconhecimento ou autogestão, fundamental para que você entenda que todas as pessoas, sem exceção, têm pontos fortes e fracos. Os pontos fortes convencionam os recursos – a habilidade de alguém para desempenhar com excelência atividades específicas. Já os pontos fracos caracterizam as dificuldades e, muitas vezes, são fatores que nos impedem de atingir nossos objetivos.
É preciso reconhecer que todos nós temos limitações. A perfeição não faz parte da condição humana. Porém, isso não nos limita em buscar sermos melhores em nossas imperfeições ou fraquezas como queiram chamar.
As pessoas que tem uma vida mais abundante conseguem tirar o máximo de proveito de suas forças e realizar ações para minimizar o impacto das fraquezas. A maturidade contribui para que você extraia de suas experiências, somado ao autoconhecimento, a possibilidade de construir ações estratégicas que irão lhe conduzir ao seu objetivo ou meta.
Uma forma simples de avaliar seu autoconhecimento é responder perguntas internas tipo: Quem sou eu? Qual o meu legado? Etc… Estas são exemplos de perguntas que quando bem respondidas, nos ajudam a aumentar a auto-percepção e a compreensão de nossa persona. E claro que o próximo passo é levantar seu nível de satisfação com as respostas que você encontrou. Se sua resposta é negativa, procure identificar os pontos de melhoria mas não esquece de elencar o que existe de positivo –sempre tem!
A medida que você potencializa seu autoconhecimento, você se torna mais inteligente emocionalmente uma vez que sabe seus pontos fortes e como deve utilizá-los em seu dia a dia. Outra coisa é que você tem clareza sobre seus valores, aquilo que sustenta seus comportamentos. Pessoas que desenvolvem autoconhecimento sabem o momento de dizer não mesmo quando querem dizer sim, tem um maior desempenho ao longo de suas carreiras e vivem de maneira mais leve.
E você que leu até aqui: você se conhece? Está feliz com o que conhece a seu respeito?
Pense nisso!
Até semana que vem.

Deixe seu comentário