Letícia Zanini

A vantagem da fidelização

Muitas empresas de pequeno ou grande porte focam em aumentar o portfólio de compradores. Porém, investir na fidelização de clientes pode ser muito mais vantajoso.
O cliente fiel é uma das maiores riquezas que uma empresa pode possuir. E a fidelidade vem de uma relação de confiança que naturalmente apresenta certa vulnerabilidade, por isso, não se pode descuidar um minuto. Se a confiança ficar abalada provável que a fidelidade deixe de acontecer. E o que faz um cliente infiel?
Ter clientes fiéis significa ter um número significativo de pessoas se comportando como embaixadoras de sua marca, o que naturalmente atrai outros clientes ao seu negócio. É claro que isso vai acontecer se você tiver um produto ou serviço de qualidade. Isso irá sempre lhe proporcionar novos olhares, mas não é suficiente.
Pesquisas mostram que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. Mas, afinal, como fidelizar clientes?
1 – Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido.
Comece encarando o atendimento como um diferencial. Mas, afinal, o que é um bom atendimento? Treinar a equipe para um atendimento diferenciado pode ser uma ação que trará bons frutos. Claro que focando em como o cliente quer ser atendido. Fortalecer a escuta ativa e percepção no cliente são pontos estratégicos.
2 – Foque no seu público
Afinal quem é o seu cliente? Não saia de maneira impulsiva querendo fidelizar todas as pessoas, foque no público certo. Se focarmos no público certo, podemos criar estratégias assertivas para um atendimento com excelência.
3 – Acompanhe sempre!
Toda ação voltada para a fidelização de clientes deve ser acompanhada. Para isso, conte com um bom software de gerenciamento do relacionamento com o cliente e uma equipe focada em resultados para o negócio. Quanto mais você acompanha, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade de criar estratégias para fidelizar clientes.
Que tal, pronto para ir para ação? Comece redefinindo o que é atendimento que gera fidelização ao seu negócio e depois treine sua equipe. Com certeza os resultados irão aparecer e outras ações serão necessárias. Dar o primeiro passo é fundamental. Sucesso e até semana que vem.

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