Capa JL em capas

Acesso ao Farol: Nove empresas habilitadas

Brinca e Xavante: Mesmo que, mais uma vez, não vá acontecer o tão aguardado desfile das escolas de samba, é justo que se registre que nossas importantes entidades continuam mais “vivas” do que nunca, como a Brinca Quem Pode, que hoje (17) está chegando aos 70 anos. Além da Brinca, também a Xavante está perto de comemorar 71 anos, exatamente na próxima quarta-feira (22).
Atualmente presidida por dona Selma de Sousa, sabe-se que a ideia de criação da Brinca, surgiu um ano após a fundação da Xavante, no Magalhães.
Entre os fundadores estavam Paulinho Baeta, Primitivo dos Santos, Almiro dos Reis, Adelaido Pires, Mauro Camilo, Agenor Pinto e Antônio dos Reis, todos de saudosa memória.
Situada na rua Santa Rita de Cássia, na antiga Roseta, hoje Progresso, a sede da vermelho e branco vem passando por uma grande reforma, agora buscando apoio de todos para finalizar as instalações elétricas e hidráulicas e assim oferecendo mais conforto para seus integrantes.
Xavante 71 anos
Em 1946, um grupo de foliões da cidade resolveu apoiar a idéia de um jovem (de nome Barbosa) que recentemente havia chegado à cidade. A de fundar um bloco de rua, que ganhou o nome de Xavante. Remi Firmino, Itanê Schneider, Valmir Guedes e Ibrahim Abrahão todos já falecidos participaram da fundação. Álvaro Ávila, o sempre lembrado Alvim Gambá, também já falecido, foi outro folião participante do início da taba xavantina, que embora tenha surgido no centro, logo foi para o bairro Magalhães, onde até hoje tem sua sede. Falar em Xavante é falar dos saudosos mestres Jurandir, seu Lilica e Lico, entre outros.
Instalada à rua Prefeito Guimarães Cabral, 46, no Magalhães, a taba xavantina tem as cores azul, vermelha e branca e atualmente é presidida por Márcio Silva.

Deixe seu comentário