Capa JL em capas Laguna

ACI promove solenidades em Caçador, Chapecó, Laguna e Florianópolis

Marcando os 182 anos de fundação da imprensa catarinense, na verdade transcorridos no último dia 28, a Associação Catarinense de Imprensa, vem promovendo solenidades cívicas claro lembrando o fundador Jerônimo Francisco Coelho.

 

 

Em Caçador
A primeira solenidade aconteceu no último sábado (27), em Caçador, com homenagem ao inteligente caçadorense, Salomão Ribas Junior, jornalista e atual presidente do Tribunal de Contas do Estado e ao radialista Primo Zini, ele que conta com 50 anos de atividades,lançamento do Prêmio Fiesc de Jornalismo e instalação de mais uma diretoria regional do meio oeste, da entidade, tendo à frente o professor Adélcio Machado dos Santos, ele que também é reitor da Uniarp – Universidade da Região do Vale do Rio do Peixe, tudo com a presença do presidente Ademir Arnon de Oliveira e jornalista Moacir Pereira, do Conselho Superior da ACI. Na mesma oportunidade, o presidente Gilberto Seleme, da Uniarp anunciou que o técnico Luiz Felipe Scolari, de Seleção Brasileira participará de seminário anual da universidade, onde também estarão o economista Osiris Silva, fundador da Embraer, o jornalista Ricardo Amorim e o presidente da Fiesc, Glauco Corte.

 

Em Florianópolis
Na segunda-feira (29), foi a vez da capital, quando junto ao busto de Jerônimo Coelho, na Praça XV, área central de Florianópolis, entre outras alocuções, teve a do grão mestre João Eduardo Berbigier que ao representar as três potências, defendeu a liberdade de expressão e os valores perenes proclamados por Jerônimo Coelho. Ele também pediu um basta na corrupção e na impunidade que grassam no país. Representando os jornalistas, falou o conhecido profissional Bily Culleton que destacou o papel de Jerônimo Coelho em defesa da cidadania, das liberdades e dos humildes.

 

Em Laguna
Já na terça-feira (30), com apoio da Fundação Lagunense de Cultura, aliás integrando a programação da 32ª Semana Cultural que festeja os 337 anos de fundação da cidade juliana, a terra natal do fundador da imprensa e da maçonaria catarinense recebeu a comitiva de diretores da ACI, liderados por Ademir Arnon de Oliveira e que contou com Moacir Pereira, João Ari Dutra, José Carlos Pacheco, Alaor Tissot (Grão Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina), Maicon Oliveira e Rosa Gitane. Inicialmente aconteceu uma solenidade na Praça que homenageia o inteligente lagunense que, nascido aqui em 30 de setembro de 1806, foi jornalista, ministro da Guerra e presidente (governador) das então Províncias do Pará e Rio Grande do Sul e que em 28 de julho de 1831 lançou “O Catharinense”, primeiro jornal a circular em Santa Catarina. Entre os presentes, o prefeito Everaldo dos Santos, presidente da Câmara de Vereadores, Valdomiro Andrade, Alaor Tissot, Sereníssimo, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, dr. José Carlos Pacheco, secretários Celso Fernandes, de Comunicação e Antonio dos Santos, da Fazenda, Vereadores Andrey Pestana de Farias, Kleber Lopes Rosa e Patrick Mattos, Tenente Coronel Flavio Kanbben, da Guarnição Especial de Policia Militar, Julio Cesar da Silva e Marcos Bez Birolo, das lojas Maçônicas Tordesilhas e República Juliana, Aldo Massih e Robson Amandio , ambos representando o Rotary Clube, além é claro de integrantes da imprensa local e regional. Ao final foi colocada uma corbelha junto ao busto de Jerônimo Coelho, fechando com o Hino à Laguna.

 

 

Veja mais na edição impressa.

Deixe seu comentário