Contraponto

Ada pede apoio para o Hospital de Laguna

Senadores de Laguna

O leitor João Carlos, ao conferir o número de deputados estaduais nascidos em Laguna, na edição passada, encaminhou e-mail pedindo para que passasse outras informações do gênero e aqui vão. A terra de Anita teve três senadores: Jesuino Lamego, Raulino Horn e Jaison Tupi Barreto. Quanto a deputados federais tivemos Eduardo Pinho Moreira, Jaison Tupi Barreto, Cesar Correa do Nascimento, Milton Mendes de Oliveira e Orlando Brasil. Mais atrás, tivemos deputados provinciais como Alexandre Marschner Hyarup, Antônio Fernandes da Costa, Antônio Gonçalves da Silva Barreiros, Antônio José de Bessa, Bernardo Antônio Nunes Barreto, Custódio José de Bessa, Custódio Martins de Souza, Domingos Custódio de Souza, Estácio Borges da Silva Matos, Francisco da Silva França, Francisco Barreiros, Jerônimo Francisco Coelho, Padre Francisco Jerônimo Coelho, que foi Vigário da Paróquia Santo Antônio dos Anjos e que era tio do fundador da imprensa catarinense, o também nosso Jerônimo Coelho, Jesuíno Lamego, João Antonio Lopes Gondin, João Cabral de Mello, José Francisco Coelho, Luis Pedro da Silva, Manoel Gonçalves da Costa Barreiros, Manuel João Luiz da Silva, Ovidio José da Rosa e Pedro Fernandes Martins.

Voltando a nota dos deputados estaduais que publicamos semana passada, é bom lembrar que, mesmo não tendo nascido aqui, pelo trabalho que sempre fizeram pela cidade, devem ser lembrados, também, os deputados estaduais Epitácio Bittencourt (de saudosa memória), Pedro Bittencourt, Miguel Ximenes de Mello Filho, Ada de Luca, Gilmar Knaesel e Genésio Goulart e o deputado federal Edinho Bez.

 

Vida e obra de Norberto Ungaretti

Profissional dos mais reconhecidos de Santa Catarina, aliás a principal liderança que atua há 56 anos, no setor, agora, de fora da NSC, o Jornalista Moacir Pereira, ao lado de outras atividades na comunicação, vai desenvolver projetos sobre livros biográficos de honrados catarinenses, como o nosso Norberto Ulysséa Ungaretti.

 

Ada pede apoio para o Hospital de Laguna

Em pronunciamento esta semana, na Alesc, a deputada Ada de Luca (MDB), voltou a defender investimentos em hospitais filantrópicos, citando o Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna. A sugestão foi feita de maneira oficial, através de documento apresentado na terça-feira, 19, pela deputada.

“Por que não estão investindo na ampliação desses hospitais ao invés de pensar em hospital de campanha?”, indagou.

Ela lembrou que o nosso Hospital, que tem uma UTI pronta, mas ainda não equipada. A Comissão Especial de Acompanhamento dos Gestores Públicos fará um requerimento diante da sugestão apresentada pela parlamentar sulina.

 

Tomada de Laguna

Para o ex-prefeito, advogado e historiador Adilcio Cadorin, da Fundação Anita Garibaldi, o espetáculo A Tomada de Laguna, deverá ser apresentado novamente, em julho do próximo ano, aliás do bicentenário de nascimento de nossa Anita. Cadorin sabe que para tal, precisa iniciar a captação de recursos na ordem de dois milhões de reais, inclusive garantindo remuneração de 10% para os intermediários/captadores. Quem paga Imposto de Renda bem que poderia investir até 4% no projeto e assim auxiliar na realização do evento.

 

Trecho Sul da BR-101

Respondendo a questionamento encaminhado pelo JL, “o Grupo CCR está informando que a postergação de assinatura do contrato de concessão do trecho sul da BR-101/SC, agora estabelecida para 25 de junho, está prevista no Edital e foi autorizada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Poder concedente responsável pela gestão fiscalização ao ativo.” A mudança, continua a nota, “deve-se, sobretudo, aos efeitos repentinos causados pelo novo coronavírus em toda a cadeia econômica, alterando também o cronograma de ações planejadas pela Companhia. A CCR segue trabalhando no planejamento para a mobilização da concessionária, buscando garantir, assim, a excelência já recebida na gestão de ativo de infraestrutura”.

Deixe seu comentário