Letícia Zanini

As redes sociais e sua carreira

A proposta das redes sociais é conectar pessoas de vários lugares, contribuindo para fortalecimentos de amizades existentes, oportunidade de conhecer novos amigos e também de abrir portas no âmbito profissional; elas são uma verdadeira vitrine de quem você é, suas opiniões e valores como ser humano.
Suas postagens podem despertar interesse não apenas para pessoas, mas também, para empresas. Por isso, usar as redes sociais de maneira inadequada pode afastar uma possível oportunidade, afinal, é uma prática cada vez mais comum por parte dos recrutadores investigar as redes sociais de candidatos.
Segue algumas dicas para se expor nas redes sociais de forma assertiva:
• Não critique o local em que você trabalha ou trabalhou;
• Lembre-se que a sua imagem é ou será associada ao local em que trabalha, portanto, mesmo nas redes sociais é preciso lembrar que tudo que você fizer pode prejudicar a sua imagem ou da empresa;
• Não faça comentários maldosos sobre clientes, isso pode afastar potenciais novos clientes;
• Preste atenção em que e como você está escrevendo. Escrever corretamente é fundamental;
• Jamais faça comentários racistas, homofóbicos e/ou misóginos. É muito rude e pode ter grandes consequências, além da demissão;
• Controle a privacidade do que é publicado: é possível escolher se o post será visto por todos ou apenas pelos seus amigos;
• Escolha uma boa foto para colocar no seu perfil;
• Se preocupe com a sua aparência, afinal ela é também um cartão de visitas.
As redes sociais são grandes fontes de oportunidades de trabalho. É só observar que muitas empresas estão divulgando as vagas nas redes e mídias sociais, mas a vaga só será sua dependendo do seu desempenho em uma entrevista individual. Porém, dependendo de seu comportamento virtual, essa oportunidade poderá não acontecer.
Quem é o responsável por sua carreira? Como você cuida da sua imagem? Como você tem investido financeiramente no seu autodesenvolvimento? São questões reflexivas que devemos fazer todos os dias em nossas carreiras.
Em época que se posta absolutamente tudo nas redes sociais, ter bom senso é fundamental. Utilize as ferramentas para inspirar e atrair olhares, não para prejudicar a sua imagem como profissional. Pense nisso!

Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental

Deixe seu comentário