Laguna Trânsito

BR-101: Viaduto de Laguna recebe instalação das primeiras camadas asfálticas

O viaduto de acesso ao centro de Laguna recebeu na semana passada, as primeiras camadas asfálticas para compor as pistas da cabeceira Norte. A estrutura está em construção no km 311,8, sendo a maior obra de arte especial do lote 1 da travessia urbana lagunense. Quando concluído, a passagem terá 71,25 metros de extensão, localizado no atual retorno em nível de acesso à cidade. A aplicação do pavimento sobre a cabeceira Norte ainda está na primeira camada de selante e impermeabilizante. Os trabalhos mais avançados estão alocados na ligação entre o elevado e as futuras faixas de rolagem do sentido Sul-Norte. Na cabeceira Sul, o consórcio Setep-Setorsul agiliza a elevação do talude com depósito e compactação de aterro. No viaduto, dois vãos de vigas foram içados e recebem, nesta semana, a instalação das pré lajes, suporte para o concreto usinado que dará molde às pistas.

Modificações no trânsito
Os motoristas precisam atentar para as modificações temporárias no tráfego entre o km 311 ao km 312,9, necessárias durante a realização dos trabalhos de içamento de vigas, adequação e construção de pistas. Os usuários que estiverem em Laguna e precisarem seguir viagem para o Norte do estado, seguirão normalmente pelo traçado de pista. Para seguir do centro de Laguna para o extremo-sul, os motoristas poderão utilizar o retorno em nível existente, dentro das obras do viaduto. Em dias de içamento de vigas, o retorno será feito em espaço definido, próximo a cabeceira Norte. O acesso ao centro ou demais bairros lagunenses, para os motoristas que trafegarem no sentido Norte-Sul, será disponibilizado dentro do espaço de obras. Não será alterado o acesso a Laguna para os veículos que seguirem no sentido Sul-centro de Laguna. Os pedestres que circulam próximos à construção não devem cruzar a rodovia pela frente de obras. Nesse local há máquinas pesadas, caminhões e trabalhadores em trânsito constante, o que possibilita risco de acidentes àqueles que não pertencem ao quadro funcional da construção. Para travessia segura, é preciso usar a passagem de pedestres exclusiva, indicada e sinalizada no canteiro, respeitando o local determinado pelas construtoras ou observar o melhor local para travessia da pista, em trecho em que os motoristas possam visualizar a travessia anteriormente.

 

Características da Obra da Rodovia

– Extensão de 8,2 quilômetros, sendo 5,38 quilômetros de pistas duplicadas, entre o km 308,000 e o km 313,105 e entre o km 315,920 e o km 316,200 somados a extensão da ponte em construção, com 2830 metros;
– Interseção em dois níveis no acesso à Comunidade de Bentos – km 307,500 (lote 25/SC);
– Duplicação em paralelo à pista atual – km 308,0 – km 313,105 (lado direito sentido Norte-Sul);
– Projeto de integração da pista duplicada com as laterais da BR-101/SC – km 308,0 – km 313,105;
– Passagem Inferior de Pedestres – Km 310,50;
– Interseção em dois níveis no acesso à Laguna por viadutos – km 308,52 (22,8 metros de extensão) – km 311,8 (acesso a Laguna, com 71,25 metros de extensão);
– Passarela no km 312,82, em Cabeçuda.

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