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Cabos dão formato do trecho estaiado

Iniciado no final do mês passado, o içamento e instalação de aduelas e cabos de aço avançam no trecho estaiado da Ponte Anita Garibaldi, em nossa cidade. O trabalho começa a dar impressão de como ficará o estaio da estrutura, com oito cabos já tensionados, em oito aduelas já fixadas. As atividades são realizadas pelo consórcio Ponte de Laguna, formados pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase, contratado pelo DNIT para execução da travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, na BR-101. Os trabalhos são realizados entre os apoios – conjunto de dois pilares e uma travessa, números 35 e 36, no leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos. O içamento e fixação das aduelas no trecho estaiado segue o mesmo processo do trecho corrente, porém, a treliça-lançadeira que executa os trechos correntes Norte e Sul mantem as 14 unidades de cada vão elevadas até a finalização. Nos segmentos entre mastros, as aduelas são içadas e instaladas individualmente. Além das aduelas serão instalados 52 cabos de aço para sustentação, sendo 26 em cada mastro – 13 em cada lado. O consórcio aloca trabalhadores em dois turnos para a construção do trecho estaiado, com início às 7:30 horas e finalizando às 3:00 horas da manhã. A evolução dos mastros estaiados, bem como a estrutura das pistas, já ultrapassou os 65% dos trabalhos. A construção e estocagem das estruturas específicas para o trecho estaiado foi iniciado no mês de maio passado, sendo produzidas no mesmo espaço das unidades para os trechos correntes Norte (já finalizado) e Sul (em execução). 60 unidades estão prontas para serem instaladas. O segmento estaiado da Ponte Anita Garibaldi terá dois vãos de 100 metros de comprimento e um vão com 200 metros, entre os mastros. Serão produzidas e instaladas 97 aduelas pré-moldadas entre os apoios (pilares) no trecho onde serão instalados os cabos do estaio. Para toda a ponte, serão construídas e instaladas 716 aduelas. As aduelas são estrutura de concreto usinado e com interior reforçado com ferragem estrutural, instaladas individualmente por processo de içamento e protendidas, isto é, unidas por cabos de aço e argamassa com aditivo especial. Depois de içadas, as aduelas recebem aplicação de adesivo estrutural, a base de Epoxi, entre cada unidade.
A Ponte de Laguna – A ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. Está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federa. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado. O DNIT, através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), vem realizando atividades para construção da ponte desde 2012, quando foi assinada a Ordem de Serviço. Desde então, o consórcio executor realizou a dragagem do canal de serviço, recrutou profissionais – hoje são mais de 1.600 trabalhadores, construiu o canteiro central, com escritórios, dormitórios, refeitório, usina de concreto, pátio de obras e deck para carga e descarga das balsas, construção de cabeceiras, cravação de estacas no leito da lagoa, construção de pilares e travessas, instalação de aduelas e suportes laterais (mãos francesas) e construção dos apoios para dois mastros.

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