Festas e Eventos

Câmara entrega títulos de cidadania

Com os trabalhos presididos pelo Vereador Silva Bombeiro, em sessão solene realizada quarta-feira (30), no Laguna Tourist Hotel, a Cãmara de Vereadores de Laguna fez a entrega do título de cidadão lagunense a Galdino Santana de Limas (diretor presidente do Grupo SISTEG Consultoria em Tratamento de Efluentes) e Celso Thiesen (da Plantar Imobiliária), além da deputada Dirce Heiderscheidt, Carlos Felipe Schmidt, João Batista de Bassi Filho, Nelzi Gonçalves, Laercio Vitorino e Padre Bantu Mendonça. Aqui um pouco da história de cada um dos agraciados.

 

Galdino   Galdino Santana de Limas

Nascido em 18 de agosto de 1950 em Criciúma, filho de José Manoel de Limas e Margarida Santana de Limas, mudou-se para Laguna junto com a família onde cresceu e desenvolveu sua pesquisa na área de tratamento de efluentes.

Líder comunitário desde cedo, foi presidente do Centro Comunitario da comunidade Cohab no bairro Mato Alto, militante político atuante desde o final da década de 60 lutando principalmente pelas causas da região do Ribeirão Pequeno de onde vem toda sua família.

Galdino é formado na escola da vida, tem o curso secundário incompleto, mas nem isso impediu sua determinação e criatividade científica.

Em meados de 1962, o adolescente Galdino residia com sua família na comunidade rural do distrito de Ribeirão Pequeno. Como a maioria das crianças e adolescentes de sua época, trabalhava na lavoura e no trato dos animais da pequena propriedade de sua família, onde ajudava seu pai sr. José de Lima, conhecido como Zé Lima.

A família de Zé Lima plantava mandioca e produzia farinha num engenho movido a tração animal, sendo que o líquido da mandioca que escorria do processo era lançado diretamente num córrego dentro da propriedade. Nesse córrego os animais bebiam água e a família usava como fonte para irrigar a horta familiar e plantações.

Havia na propriedade variedades de plantas nativas e exóticas como bambus, juncos e aguapés. Foi a observação do garoto Galdino que despertou a família para um grande problema – animais estavam morrendo como que envenenados ao consumirem a água do córrego. Mas no córrego próximo a grandes touceiras de bambu, juncos e aguapés a água do córrego parecia mais limpa e isso intrigou Galdino.

De forma empírica e sem qualquer base científica, usando sua observação dos fatos, foi desenvolvido o primeiro tratamento de água com o auxílio de plantas pelo então adolescente Galdino. Durante alguns anos de muita observação e trabalho manual, mudando formas e condições do contato das plantas com a água poluída pela mandioca, foi-se aprimorando o tratamento e observando-se resultados cada vez melhores tanto da água quanto dos animais que a consumiam.

A técnica começou a ser utilizada por ele também no tratamento das águas de lavagem do chiqueiro de porcos que a família possuía, observando-se bons resultados quanto a transparência da água, odor e até sabor, pois era provando que o adolescente tirava suas conclusões. Dessa forma sendo cobaia de seus próprios experimentos, Galdino começa a ter certeza que poderia fazer muito mais para melhorar a qualidade da água existente na propriedade de sua família e hoje de todo Brasil.

Galdino hoje é detentor de várias patentes registradas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), proprietário das empresas do Grupo SISTEG Consultoria em Tratamento Efluentes, gera emprego e renda para famílias de nossa terra, benfeitor de causas sociais, atende pedidos de colaboração para várias entidades filantrópicas e festas religiosas.

Atualmente reside na comunidade de Barbacena. É casado com Carmen Lúcia de Mendonça Limas e tem três filhos: Agnaldo, Arnaldo e Aleksandra. Os três trabalham com ele na empresa da família, que tem hoje mais de 300 estações de tratamento de esgoto e efluentes espalhadas por todo o Brasil, principalmente no nordeste brasileiro onde têm a maioria dos seus clientes.

(Autor da indicação: Vereador Antônio Silva/PP)

 

celso  Celso da Silva Thiesen

Até chegar a atuação de hoje, com a Plantar Imobiliária, na praia do Mar Grosso, Celso da Silva Thiesen, dos mais conhecidos e conceituados em toda região, iniciou suas atividades profisisonais como recenseador do IBGE em 1975, e como escriturário, também do IBGE, em 1976. Em 1977 foi admitido como escriturário do Banco do Estado de Santa Catarina, trabalhando na agência da vizinha Imaruí, sendo promovido inicialmente a caixa e depois como gerente administrativo, sendo transferido em 1986 para a agência de Rio Fortuna, onde ficou até 1988. Em 1989, como gerente administrativo assumiu o BESC, agência de Laguna, aqui ficando até 1990 e já com idéias de fixar residencia  na terra de Anita, adquirindo um ióvel na praia do Mar Grosso. Como gerente geral de 1990 à 1991 atuou na agência de Presidente Nereu, de 1991 à 1992, em São João do Sul, de 1992 à 1996 em Morro da Fumaça, de 1996 à 1998 em Forquilhinha e de 1998 à 2000 na agência do BESC de Içara. A partir de 2005 resolveu colocar o foco profissional em outra atividade, passando a atuar como corretor de imóveis e empresário no ramo imobiliário, instalando em Laguna a empresa Imobiliária Plantar Ltda, inclusive integrando o comite de avaliação de imóveis do município de Laguna, claro representando o segmento. Desde 1º de janeiro deste ano responde pelo cargo de tesoureiro do Lion Clube de Laguna. Sempre que tem oportunidade, Thiesen faz questão de enaltecer a gente lagunense, pela acolhida e pelo carinho que sempre recebeu em nossa cidade. (Autor da indicação: Vereador Roberto Alves/PP)

 

Pe. Bantu  Pe. Bantu Mendonça

O Pe. Bantu nasceu na Província de Benguela, Angola em 25 de dezembro de 1973, filho de Berta (Lusinga) e de Timóteo Soares. É sacerdote diocesano encardido na Diocese de Benguela. Recebeu a ordenação presbiteral em 6 de agosto de 2000, das mãos de Dom Oscar Lino Lopes Fernandes Braga então bispo de Benguela.

Desde então, Pe. Bantu carinhosamente como é chamado, veio para o Brasil no ano de 2006, na qual exerceu seu dom espiritual no Estado de São Paulo até 2009.

Em 2010, veio para Tubarão, onde atuou entre os anos de 2011 e 2012 na Paróquia de São José Operário – Oficinas e Vigário na Paróquia São Francisco de Assis, na Diocese de Tubarão.

Contudo, o bairro Cabeçuda, teve o privilégio de receber o Pe. Bantu em 02/11/2012, na qual desde então vem desenvolvendo papel fundamental para o bairro bem como toda região, atuando na sua missão sacerdotal em 16 comunidades que compõem a Paróquia São Pedro Apóstolo de Cabeçuda.

Pe. Bantu é reconhecido não só por sua liderança espiritual, mas também pelo comprometimento junto as causas sociais, educativas  e culturais da região em que atua. Destaca-se ainda pelo zelo pastoral na qual vem implementando novas metodologias nos segmentos pastorais como: CPP, CPC e CAEP.

Foi o fundador e idealizador da Revista Paroquial São Pedro Apóstolo que circula em toda a Diocese;

Fundador e idealizador do Estúdio Auxiliar em rádio local no bairro Cabeçuda, onde leva a palavra de Deus para os mais diversos lares, diariamente apresentando o programa “Benção e Benção” e aos sábados também em outra emissora apresenta o programa “A Oração do Meio Dia”.

Arrojado e destemido, comprometido e acima de tudo homem iluminado, ele sempre foi considerado um exímio líder espiritual.

Desde 02/11/2012 é administrador Paroquial da Paróquia de São Pedro Apóstolo em Cabeçuda. Como líder religioso na Paróquia destaca-se pelo zelo pastoral: implementou, criou, organizou e sustentou as lideranças os segmentos de pastorais (CPP, CPC, CAEP e…) nas 16 comunidades que compõem a Paróquia; Idealizador e fundador da Revista Paroquial São Pedro Apóstolo que circula em toda Diocese de Tubarão; Idealizador do Estúdio Auxiliar da Rádio Litoral no Bairro de Cabeçuda, onde apresenta o programa “Bênção sobre Bênção” (11h30 às 12h); É ainda apresentador do programa: “A Oração do Meio Dia” (sábados 11h50 às 12h) na Rádio Difusora em Laguna; Criador e responsável do Canal no Youtube: https://www.youtube.com/bamksayla.

(Autor da indicação: Vereador Vilson Elias Vieira/PSDB)

 

dirce-aparecida-heiderscheidt  Dirce Aparecida Heiderscheidt

Dirce Aparecida Heiderscheidt, Bacharel em Serviço Social pela Uniasselvi, é Deputada Estadual em seu primeiro mandato, assumindo a cadeira legislativa desde 2010.

Antes de se eleger deputada, atuou em seu município em muitas frentes, entre elas a criação da APAV – Associação Palhocense de Voluntários com o objetivo de organizar eventos e ações para o desenvolvimento social de sua cidade.

Como secretária de Assistência Social de Palhoça, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de políticas, com ações importantes como a criação e estruturação da Secretaria de Assistência Social, da Faculdade Municipal e do programa de extensão da Faculdade da Melhor Idade, construção do Centro de Convivência para os Idosos e ampliação dos grupos de convivência, entre outros.

Quando assumiu como deputada estadual, criou o Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa em Santa Catarina e junto com ele a realização de audiências públicas, seminários e fóruns para a discussão das políticas do envelhecimento no Estado.

Integrou inúmeras comissões na Alesc, sendo atualmente terceira secretária da sua mesa diretora.Casada, mãe de duas filhas a deputada Dirce Aparecida Heiderscheidt busca através do seu trabalho contribuir para que todos possam usufruir de uma sociedade mais justa. (Autor da indicação: Vereador Vilson Elias Vieira/PSDB)

 

Carlos Felipe Schmidt  Carlos Felipe Schmidt

Nascido em 09/06/1983 em Porto Alegre, RS, é neto do saudoso Ido Severino Duarte, vindo para Laguna aos três anos de idade, para morar com os avós maternos.

Ao longo de sua vida sempre buscou representar nossa cidade através de prática de esportes, e como desportista, participando de jogos escolares e de escolinhas esportivas.

Como amante do esporte se tornou professor de Educação Física sempre incentivando a prática nas escolad do município e até do Departamento Municipal de Esportes, chegando a treinar o futsal local entre os anos de 2008 à 2011, levando nosso alunos atletas em competições regionais e estaduais, conquistando vários títulos para Laguna.

Em 2007 foi aprovado e ingressou como arbitro da Federação Catarinense de Futebol, onde atua até os dias de hoje, e sempre contando com o apoio do presidente Delfim Peixoto Filho (lamentavelmente falecido esta semana, integrando a delegação da Associação Chapecoense de Futebol), em 2014 ingressou como arbitro do quadro da CBF, atuando nas competições nacionais séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, sempre levando o nome do nosso município a todo território nacional. (Autor da indicação: Vereador Valdomiro Andrade/PMDB)

 

João Batista de Bassi Filho  João Batista de Bassi Filho

Paranaense de Campo Largo, onde nasceu em 19 de maio de 1938, filho de Angela (Scandelari) e de João de Bassi. É casado com Maria Luiza (Guedes), com quem tem as filhas Daniela (Advogada), Djanira (Analista de Sistemas) e Giovana (Fisioterapeuta). Fez o ensino primário e ginásio em sua cidade natal, secundário/Científico, em Londrina e formou-se em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Paraná em 1964. Veio para Laguna em 1965 para atuar junto ao Serviço de Inspeção Federal, ligado principalmente ao setor de pescado, inicialmente em um posto de inspeção e posteriormente ao setor de Unidade Regional do Ministério da Agricultura, com jurisdição sobre todo sul catarinense, de Garopaba até São João do Sul. Foi responsável pela Unidade até sua aposentadoria  em 1991. Tem cursos de especialização em pescados. Participou dos primeiros projetos para implantação do porto pesqueiro , coordenou o ciclo de estudos e políticas estratégicas CEPE da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra ADESG, e possui curso para professor de disciplinas de 2º Grau I, em convenio com as fundação CENAFOR, promovido pela antiga FEESC, hoje Unisul, através da Escola Superior de Ciências e Pedagogia para as disciplinas em Tecnologia de produtos de Origem Animal, Nutrição Animal e Higiene e Saúde Pública. Foi professor do Colégio Comercial Lagunense, secretário municipal de Saúde, período em que foi implantado o primeiro PSF no município. Participou do grupo que criou a APAE de Laguna, foi vice presidente da fundação Hermon em Laguna e membro ativo da Sociedade Amigos do Mar Grosso – SAMAR. Recebeu os troféus Artes Cênicas, Marco de Tordesilhas e Pyrilampo. Foi sócio fundador e presidente do Lions Clube de Laguna. (Autor da indicação: Vereador Valdomiro Andrade/PMDB)

 

 

laercio-vitorino  Laércio Vitorino de Jesus Oliveira
Nascido em 11/10/1960 em Tubarão. É formado em História pela UNESC (Universidade do Extremo Sul-Catarinense), com pós-graduação em História e Geografia do Brasil, pela Faculdade de Registro (SP) e mestrado em Educação pela UFSC. É casado com Albertina Bonomi de Jesus Oliveira, com quem tem quatro filhos: Laís, Alberto, Clara e Lara. Há 27 anos reside em Parobé. Por 26 anos trabalhou na Escola de Educação Básica Gregório Manoel de Bem, de Ribeirão Pequeno, atuando como professor de História e Geografia, além de diretor por duas vezes. Foi nessa escola que desenvolveu e ainda desenvolve o projeto Associação Grupo de Cultura Casa da Dindinha, que busca a identificar, registrar, valorizar e cultivar fragmentos da cultura local que é de base açoriana. Esse projeto já teve reconhecimento nacional quando foi agraciado em primeiro lugar no concurso Tesouros do Brasil na categoria memória em 2004, além do lançamento do livro Memória. Um patrimônio irrenunciável. Comunidades do Distrito do Ribeirão Pequeno da Laguna em 2010. Também foi reconhecido pelo NEA (Núcleo de Estudos Açorianos) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com dois troféus açorianidade: enquanto escola em 2007 e enquanto grupo folclórico em 2013. Hoje, esse grupo tem reconhecimento em toda a esfera cultural de base açoriana pelo litoral catarinense, apresentando-se em vários municípios do litoral.
(Autor da indicação: Vereador Thiago Duarte/PMDB)

 

nelzi-dos-santos-goncalves-1  Nelzi dos Santos Gonçalves

Nelzi dos (Santos) Gonçalves,  filha de Nilza (Gaspar) e  de Antônio Pedro dos Santos, nascida em 02 de fevereiro de 1957 em Tubarão, é casada com o empresário Carlos Gonçalves Neto, com quem tem três filhos. Iniciou seus estudos na Escola Palmira Moraes de Miranda, em KM 37, depois na Escola de Ensino Básico de Capivari de Baixo e na hoje Escola de Ensino Médio Almirante Lamego, onde formou-se no Magistério. Em 1993 iniciou a sua carreira no ramo hoteleiro, quando inaugurou um dos empreendimentos da família, o Flipper Hotel. Participou como diretora da Associação de Bares, Restaurantes e Hotéis de Laguna por cinco anos e foi presidente do Lions Clube de Laguna. (Autor da indicação: Vereador Valdomiro Andrade/PMDB)

Deixe seu comentário