Capa JL em capas Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe em Laguna

A partir de segunda-feira (15) até o dia 26, tendo como público alvo e prioritário, pessoas idosas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), trabalhadores da saúde, população carcerária e portadores de doenças crônicas, a secretaria municipal de Saúde estará iniciando a campanha de vacinação contra a gripe, atendendo em 15 ESFs (os antigos PSFs), do Mar Grosso, Magalhães, região da Ilha, Vila Vitória, Campo de Fora, Cabeçuda, Portinho, Roseta, Esperança, Ribeirão Pequeno, Barranceira, Caputera, Unidade Central da Carioca e até em Barreiros e KM 37, pertencentes a Pescaria Brava, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, exceção ao sábado (20), considerado Dia D, que atenderá das 8 às 17h, sem fechar ao meio dia. A ação é uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) – ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de Saúde. Serão distribuídas as doses de vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). O secretário municipal, Luiz Felipe Remor, faz um apelo para que todos os integrantes do grupo prioritário se vacinem. “É importante que estas pessoas, com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada, procurem os postos de vacinação e levem a prescrição’, explica Remor. Quanto a inclusão neste ano das mulheres em puerpério (45 dias após o parto), disse que é porque este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que, na amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê. Prescrição – Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Remor ainda lembra que a vacina é segura e que é a melhor arma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por Influenza. Segundo ele, durante os 60 anos que tem sido usada no mundo, esta vacina gerou conhecimento e segurança para os grupos indicados. “É mito aquela história de que a vacina pode causar gripe. O vírus usado é inativado, portanto não há transmissão da gripe pela vacina. Às vezes, a pessoa já estava com o vírus em incubação, já que existem vários outros circulando com quadro parecido, como o resfriado, que não é protegido pela vacina. Ela pode ter tido contato com alguém com resfriado”, ressaltou.

Serviço
O que: Vacinação contra a gripe
Quando: De 15 a 26 de Abril
Onde: ESFs do Mar Grosso, Magalhães, região da Ilha, Vila Vitória, Campo de Fora, Cabeçuda, Portinho, Roseta, Esperança, Ribeirão Pequeno, Barranceira, Caputera, Unidade Central da Carioca e até em Barreiros e KM 37, pertencentes a Pescaria Brava.
Horário: do dia 15 ao dia 19, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h; no dia 20, Dia D, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Deixe seu comentário