Perfil

Cinthya Ferreira Corrêa Vieira

A coluna que semanalmente focaliza lagunenses e lagunistas, em suas mais diversas áreas, não poderia deixar de lembrar de uma das pessoas que está à frente no combate ao Coronavírus em Laguna, e mais especificamente em nosso hospital. Aos 53 anos, formada em Enfermagem e Obstetrícia, Cinthya Ferreira Corrêa Vieira atua na área da saúde há 31 anos.
Filha de dona Maria da Glória Ferreira e de “seo” Luiz Corrêa, ela recorda como sua carreira teve início: “Comecei em março de 1989, atuando no setor de emergência do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. Durante minha trajetória, passei pela chefia do setor de clínica médica e em 1992, assumi a chefia de enfermagem. Por 29 anos estive na liderança de diversas equipes de enfermagem além de ser coordenadora de diversas comissões, participante da diretoria do hospital em algumas gestões e atualmente tenho como responsabilidade a gestão da área técnica”,explica.
Dona de uma intensa rotina de trabalho, a focalizada conta aos leitores sobre seu dia a dia: “Tenho horário para entrar, mas muitas vezes não tenho para sair. Na função que exerço hoje, estou sempre em alerta para situações que necessitam da minha orientação, dentro e fora do hospital. Por sorte, atualmente, com as redes sociais, facilitou e encurtou muito o tempo de respostas para solução dos problemas e desafios que surgem”, avalia.
Quando questionada sobre os motivos que a levaram a atuar na área, elenca: “Acredito que quando ingressei eu não entendia o grau de responsabilidade que tinha assumindo no desafio de salvar vidas. Com o tempo descobri que o principal objetivo, o que me encoraja e me motiva a continuar, é exatamente o que há de melhor e podemos definir com a frase Enfermagem é a arte de cuidar e salvar vidas”.
Sobre os desafios enfrentados no dia a dia, manifesta sua opinião: “Acho que o maior deles é continuar atuando na minha profissão além do conhecimento adquirido, sendo uma profissional humanizada, ética, eficiente e principalmente buscando a cada dia prestar uma assistência de qualidade e procurando a valorização da equipe de enfermagem dentro do meu local de trabalho , frente ao usuário, a comunidade lagunense e região”.
Na contramão do isolamento social, Cinthya tem encarado um momento delicado: “Para todos nós das equipes que estão na linha de frente do atendimento ao COVID 19 está sendo um grande desafio. Sentimentos dos mais variados: medo, angústia, desconhecimento,indecisão, responsabilidade, solidariedade, comprometimento, união, motivação e dever cumprido. Essa mistura nos faz pensar que não podemos desistir, que temos uma importância para todos que contam com todos os colaboradores que estão diariamente deixando suas famílias e com muita coragem e determinação, como guerreiros, que partem para a luta contra este inimigo. Minha função no momento, além de estar nesta frente de batalha, é preparar os guerreiros , a estrutura física, os treinamentos, a atualização da informação, o controle e registro destas informações e juntamente com outros profissionais de ponta, mantê-los motivados, preparados e mais seguros para enfrentar essa nova ameaça”.

Deixe seu comentário