Educação

Colégio Stella Maris: Escola lagunense lidera ranking no Exame Nacional do Ensino Médio na região

Com um legado construído ao longo de décadas de excelência acadêmica e missão evangelizadora, o Colégio Stella Maris na terça-feira (4) conquistou um inédito título para entidade: a liderança no ranking no Exame Nacional do Ensino Médio entre as escolas de toda a região. Divulgado na terça-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as notas por escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), apontaram uma média de 595, 67. Ainda em Laguna, o Bradesco chegou a 564,07 e escolas de Tubarão, como São José e Dehon, atingiram apenas 594,60 e 583,91, respectivamente. A entidade que é de fundamental importância para os lagunenses, por agregar mestres e demais profissionais que transferiram e ainda hoje transferem seu conhecimento às crianças e jovens de nossa cidade, como também pela oportunidade de oferecer para Laguna, um ensino de qualidade.
Para a Diretora da entidade, Irmã Bernadete Rech, a conquista é o resultado de uma união de forças: “O mérito é dos profissionais do Colégio, que dedicam-se arduamente na missão de transmitir conhecimento, assim como nossos alunos, que fizeram seu papel, transmitindo nas provas tudo o que aprenderam”, relata.
Inovações
Na busca constante por atualização, o educandário passou por intensas e profundas modificações, tanto na área pedagógica quanto física, as quais a diretora pontua algumas: “As salas de aula do Ensino Médio receberam projetores sofisticados, que permitem aos professores mais dinamismo e agilidade nas aulas, além do fácil acesso à internet. As salas de multimídia foram atualizadas, sendo que uma delas hoje conta com tela digital. As salas de aula das demais turmas também receberam a atualização do mobiliário. Na parte pedagógica, implantamos o maternal, que corresponde a Educação Infantil I. Por se tratar de algo novo no mercado lagunense, a procura foi além da que esperávamos. Reformulamos nossos espaços, readequando para as necessidades de novos mobiliários, chão devidamente apropriado”, explica.
Educação Infantil I
A implantação do maternal se deu pela grande procura dos pais: “Professores (na verdade um casal) da Udesc, que já tem uma filha matriculada, vieram conversar comigo sobre a possibilidade de deixarem seu filho, de colo, na instituição, visto que trabalham e não tinham com quem deixá-lo. Considerava uma atitude muito ousada do Colégio, mas decidi fazer a experiência, que foi muito positiva. Ao conseguir a liberação da Divina Providência, readequamos a sala que já existia e devido a intensa procura, estendemos o espaço, criando uma nova sala, para atender a demanda”.
Aulas de música
Hoje o Colégio possui um profissional dedicado exclusivamente neste tema, ministrando aulas de violão, flauta e outros instrumentos no período extraclasse, o que oferece ainda mais dinamismo ao dia a dia dos alunos e estimula os talentos que existem na sala de aula.
Nova grade de aulas e sistemática de provas
Com o intuito de dar mais agilidade às provas e também as aulas que são realizadas no período matutino, o Ensino Médio realiza suas avaliações no turno da tarde. Esta nova sistemática, prepara os alunos para a realidade do vestibular, uma vez que realizam as provas em um ambiente diferente dos que estão acostumados, com alunos de outras séries intercalados. A modificação também teve reflexo dentro da sala de aula, já que o professor não precisa dedicar parte de suas aulas para aplicar as avaliações.

Os números
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (04/10) as notas médias de cada escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. E o Colégio Stella Maris foi um dos grandes destaques de Santa Catarina. A instituição é a primeira da região da Amurel, à frente de grandes colégios de outras cidades vizinhas. Se analisarmos os números do município de São José em direção ao sul do estado, o Colégio Stella Maris ficaria em segundo e à nível estadual, ocupando a 34º colocação.
lugar em Laguna pelo 5º ano consecutivo;
lugar da Região da Amurel;
lugar no Sul de Santa Catarina (atrás apenas do Colégio São Bento de Criciúma);
34º lugar no ranking de Santa Catarina em um universo de 600 instituições;
1194º lugar à nível nacional, entre 14 mil instituições.

Deixe seu comentário