Aquicultura e Pesca

Competitividade: passaporte da aquicultura brasileira para o mundo (3ª parte)

Oferta de proteína animal – histórico favorável do Brasil
O Brasil avançou nas últimas décadas como um grande fornecedor de proteína animal para o mundo. Atualmente é o maior exportador de proteína de aves, segundo exportador de carne bovina, e um dos principais exportadores de carne suína.
No entanto, contrastando com esta tendência e liderança do Brasil, com relação ao pescado, ironicamente somos insuficientes para abastecer o mercado interno (grande importador) com déficit de mais um bilhão de dólares anual, mas com potencial de tornar-se um grande exportador.
Portanto, é uma oportunidade para este gigante de proteína de origem animal, que finalmente acorde para assumir a sua verdadeira vocação de celeiro do mundo, e assim tornar-se um dos principais produtores de pescado do mundo. Na Figura 3, observa-se um infográfico das grandes cadeias produtivas de proteína animal no Brasil.

Figura 3: Quadro das principais cadeiras produtivas de proteínas animal do Brasil.

Por Rui Donizete Teixeira – Médico Veterinário e Especialista em aquicultura desde 1983 com Especialização em Inspeção e Tecnologia de alimentos. teixeirabr@gmail.com
Fonte:http://www.aquaculturebrasil.com/2018/09/16/competitividade-passaporte-da-aquicultura-brasileira-para-o-mundo/

Deixe seu comentário