Cultura Festas e Eventos Variedades

Concerto da Sociedade Musical União dos Artistas: Banda civil mais antiga do país, festeja 156 anos

A banda civil mais antiga do país, com sede em Laguna, terá apresentação especial amanhã (7). O concerto gratuito ocorrerá a partir das 10h30 na Praça Dr. Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público.
Sob a regência do maestro Gerson Barreto Júnior, à frente do grupo há dez anos, a banda executará um repertório com duração aproximada de 60 minutos. Entre as músicas que serão executadas estão Rock 3 Olhos de Tigre, James Bond Suit, Pout Pourri Roupa Nova, Anos 60, Pout Pourri Tim Maia. O espetáculo é em comemoração aos 156 anos da entidade, completados no último dia 3.
A Sociedade Musical União dos Artistas foi criada em 3 de maio de 1860, na segunda fase do Império brasileiro, quando o país era governado pelo monarca D. Pedro II.
A Sociedade é composta por 46 músicos e 15 aprendizes, que se esforçam para preservá-la, executando repertório eclético, indo do religioso ao popular. Presidida por Maurício José Espíndola, há cerca de doze anos, sua sede está localizada na Rua Almirante Lamego, número 5, centro de Laguna.
A música pelo tempo
A Sociedade Musical União dos Artistas foi fundada em 3 de maio de 1860 pelo maestro Luiz Augusto Werner, um grande apaixonado pela música. Com apenas sete meses, regida por Pedro Nolasco, a banda já participava de um espetáculo de gala no Teatro Sete de Setembro, em homenagem ao imperador dom Pedro II, pela passagem de seu aniversário, dia 2 de dezembro.
A vida desta corporação musical está intimamente ligada a tudo que diz respeito à comunidade de Laguna. Esteve presente em vários eventos marcantes, como no embarque de 21 voluntários lagunenses para a Guerra do Paraguai, em 25 de março de 1885; em quermesses para angariar fundos para a construção do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos e na reconstrução do Clube Congresso Lagunense.
Ao longo de sua história, apresentou-se em inúmeras procissões, missas, passeatas cívicas, grandes regatas, inaugurações, comícios, partidas de futebol, bailes de Carnaval, festas de sociedades recreativas, além de funerais de personalidades importantes na região. Participou também do projeto Encontro das Nações, Projeto Música na Praça, Encontro de Bandas, Festa da Tainha, todos na capital do Estado, bem como do encontro interestadual de bandas, em Erechim (RS).

Deixe seu comentário