Contraponto

Contraponto 28/6

O secretário Valdomiro Barbosa de Andrade, de Governo, atendendo orientação do prefeito Everaldo dos Santos, esta semana viajou à Brasília, onde em companhia de dirigentes do SindiFloripa e Sindip, representantes dos armadores de pesca de SC e  do deputado federal Ronaldo Benedet esteve em audiência com o ministro Marcelo Crivella, quando  reivindicou mudanças no licenciamento para embarcações quer atuam no sul e sudeste. É que pela nova instrução normativa interministerial, no método do arrasto, algumas espécies capturadas permaneceram em algumas modalidades, mas foram retiradas de outras, mas com o método da pesca sendo o mesmo. Nossos pescadores estão jogando peixe fora, pois não podem ser descarregados”, destacaram Benedet e Barbosa. De acordo com a fiscalização ambiental, as espécies capturadas que não fazem parte da licença, não podem ser descarregadas em terra, já que se isso acontecer, os pescadores serão notificados no auto da infração. Ao final o ministro Crivella  deu carta branca ao secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca, Flávio da Silva, para que resolva o assunto, revendo a instrução normativa e assim ajudar os pescadores.

 

 

Laguna crescendo I – Aos que continuam lutando “contra” a cidade, mais um balde de água fria: a expansão do mercado imobiliário é tal em Laguna que, é cada vez maior a busca por terrenos na praia do Mar Grosso. Sem contar que as construtoras já estão apelando para a aquisição de casas situadas no eixo principal do nosso balneário, em cujo espaço planejam ocupar com prédios residenciais.
***
Laguna crescendo II – Outra boa nova foi divulgada pelo ministério do Trabalho semana passada, registrando a evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes em SC, no período de maio último. No ranking a terra de Anita aparece em 10º lugar, na região à frente de Imbituba que ficou em 27º e Tubarão em 29º,ambas com números negativos, isto é, registraram mais demissões que admissões . Confira o texto completo na página 14.
***
O ex-craque e atual deputado federal pelo Rio de Janeiro, Romário, confirmou sua presença em Laguna nos dias 15 e 16 de novembro, para a festa final da Copa do Torcedor.
***
“ A sua ausência nos causa um vazio, mas relembrar as alegrias que você gerou entre nós é como se você aqui estivesse presente”. Assim escreveram os familiares do saudoso Walter Francisco da Silva, advogado lagunense que estava radicado na capital e cuja missa de um ano de falecimento foi celebrada no domingo (23) na igreja do Colégio Catarinense.
***
Para o vice governador, hoje no cargo de Governador, Eduardo Pinho Moreir, que amanhã concorrerá para mais um mandato à frente do PMDB/SC, “ o partido não tem dono”, antecipando que quem vai decidir sobre 2014, são os delegados, durante a convenção estadual. “ Temos o melhor desempenho em número de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, além de dois senadores e o vice-governador. Tenho alegria de ter feito parte desta história nos últimos nove anos como presidente. Neste momento em que somos parceiros deste governo que administra Santa Catarina e agora apresenta seu melhor momento, é justo que eu possa fazer parte destas conquistas à frente do partido”, disse Moreira. Para as eleições do diretório estadual (que será composto por 71 membros titulares e 23 suplentes, incluídos o líder da bancada na Assembleia eos ex-presidentes) amanhã (29), o PMDB contará com 523 convencionais com direito a 583 votos.
***
O lagunense José Carlos Pacheco, no dia 7, às 9h30 na Catedral Metropolitana, assumirá provedoria da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade, de nossa capital, para o quadriênio 2013/2017. A posse será transmitida ao vivo pelo site www.catedralflorianopolis.org.br
***
Ao contrário de milhares de prefeituras espalhadas por todo o Brasil, a de Laguna paga o piso salarial nacional aos professores da rede municipal. Por falar em grana, está sendo quitada hoje (28), a folha de pagamento relativa a junho.
***
A UDESC de Laguna teve iniciadas as obras de reforma da sua sede e do Ginásio de Esportes Bertholdo Werner, com investimentos na ordem de R$ 84 mil. Tanto a sede quanto o ginásio sofreram sérios prejuízos com os ventos e chuvas de março, aliás como foi registrado no Centro Administrativo Tordesilhas, Estação Rodoviária Municipal e prédios comerciais.
***
Na terça-feira (25), integrantes do comércio do Farol de Santa Marta, estiveram reunidos na secretaria de Turismo, ocasião em que fizeram uma série de reivindicações, notadamente na infra estrutura, como esgoto, posto de saúde e sinalização, agora encaminhadas às pastas responsáveis de cada setor. Tanto o secretário João Carlos Moraes, como a adjunta, Letícia Duarte, reconheceram de pronto a importância da reivindicação e até já agendaram um novo encontro para o próximo dia 10, objetivando preparar a localidade para a temporada de verão.
***
No último dia 20, o secretário Nazil Bento Junior, de Desenvolvimento Regional recebeu o presidente João Paulo Kleinubing e diretores do Badesc, que vieram apresentar aos prefeitos a linha de crédito “ Cidades Juro Zero” , dentro do Badesc Cidade II, que visa fomentar o desenvolvimento por meio de aplicação dos recursos em infra estrutura e qualidade de vida, como pavimentação asfáltica, construção de escolas, postos de saúde e obras em geral, sem cobrança de juros das prefeituras que fizerem o financiamento, devidamente subsidiados pelo governo do Estado. Foi informado também que o processo pode ser realizado em até 30 dias.

 

Deixe seu comentário