Geral

Coronavírus

Quando o assunto é informação, instantaneidade nem sempre garante a qualidade e a credibilidade do conteúdo e de suas fontes. Pensando nisso, buscando deixar o leitor do JL bem informado, parte do time de profissionais da Clínica VittaSul aborda o tema Coronavírus sob aspectos diferenciados em suas áreas. Confira:

Você só pensa em comida na quarentena?

Em situações de estresse emocional e ansiedade sentimos mais vontade de comer alimentos doces ou ricos em carboidratos e/ou alimentos gordurosos.
Isso acontece sem a gente perceber.
O ato de comer desencadeia a liberação de hormônios do prazer, como serotonina e dopamina. Seu cérebro quer essa sensação de relaxamento.
O problema é que isso se torna um ciclo vicioso, ou seja, você come e sente esse bem- estar mas logo a sensação passa e você quer comer de novo, e de novo, e de novo…
No estresse há o aumento do cortisol, um neurotransmissor que favorece o acúmulo de gordura, ou seja, mais um mecanismo que favorece o ganho de peso.
Então, para driblar o aumento da gordura corporal na quarentena:
1.Faça atividades que te relaxem, que façam você se sentir bem. Mesmo dentro de casa, procure se distrair com algo que não seja comida. Assista uma série, faça exercícios, vídeo chamada com amigos e família, arrume seu armário, vai estudar… faça qualquer coisa que tire seu foco da comida!
2. Opte por comer carboidratos integrais, aumente o consumo de fibras, sementes, vegetais. Evite doces, açúcar, pães, biscoitos, bolos feitos com farinha refinada… Além de promoverem inflamação eles favorecem o ganho de peso rápido e o efeito rebote na fome é certo! (Atenção para as bebidas adoçadas!)
3. Pratique o #MindfullEating. Coma devagar. Seu cérebro precisa de um tempinho pra “entender”que você está alimentado e gerar a saciedade.
Além disso, preste atenção nos sinais de fome física e fome emocional!
4. Coma alimentos que forneçam gordura de boa qualidade, como as oleaginosas, as sementes, o abacate. Além de dar saciedade, tem potencial antinflamatório.
5. Se programe para comer a cada 3 – 4 horas. Assim você evita ficar beliscando entre as refeições e reduz a ansiedade pela comida. Deixe tudo organizado para não correr o risco de comer besteira.
6. Haja com inteligência emocional! Agora que você já sabe o que pode acontecer nesse período de isolamento e como pode passar por isso reduzindo os danos, é só colocar as dicas em prática.
Beba água!
Lave as mãos!
*Por Thais Santos – Nutricionista na Clínica VittaSul

Como lidar com as crianças diante do isolamento social?

As crianças são repletas de energia e, em tempos de afastamento social, surgem dificuldades em como lidar e, principalmente, explicar para elas a realidade atual do mundo.
•Esconder a verdade nunca é o caminho indicado. As crianças são muito sensíveis e sentem o que acontece ao seu redor.
•Aproveite esse momento para brincar mais, colecionar momentos especiais com os pequenos.
•Assim como nós, as crianças também podem ficar irritadas, estressadas, impacientes, deprimidas. O adulto se torna fundamental para acolher e apoiar.
•As regras e rotinas diárias acabam sofrendo ajustes, necessitando a adaptação de todos os moradores da casa.
•Por fim, sempre explicar, esclarecer as dúvidas infantis, dentro da linguagem que cada criança compreende. Lembrando que explicar a realidade não significa amedrontar, mas sim mostrar que todos precisamos fazer a nossa parte, fazendo com que a criança se sinta importante e seja ouvida diante da sua família. E principalmente, que ela não está sozinha.
•Como fazer tudo isso? Cuidando da nossa saúde mental. O adulto também precisa de apoio, ser cuidado para poder cuidar!
*Por Luana Branco – Psicóloga na Clínica VittaSul

Preparamos aqui algumas medidas que você pode e deve tomar ao retornar para a sua casa

Confira algumas ficas do nosso médico sanitarista Marcelo Coltro.
• Utilize álcool em gel apenas quando não tiver acesso a água e sabão. Você pode usar uma solução de água e hipoclorito para higienizar seu carro. Use um borrifador para isso.
• Tire os sapatos antes de entrar em casa, deixe um balde com água e sabão na porta para higienização. O vírus tem uma capa que se rompe com o uso do sabão, hipoclorito, álcool e outros desinfetantes.
• Higienize as mãos antes de tocar em algo.
• Troque de roupa imediatamente. O recomendado é assim que entrar em casa, tomar um banho e deixar a roupa em um cesto.
Lembre-se:
Fique em casa e mantenha a calma. Se tiver qualquer sintoma de gripe considerado suspeito, procure um médico. Mantenha uma comunicação positiva dentro de casa para não prejudicar aquelas pessoas que sofrem de ansiedade.
*Por Dr. Marcelo Coltro – Médico Sanitaristana Clínica VittaSul

Deixe seu comentário