Aquicultura e Pesca

Criação de Robalo em Cativeiro

No início da tarde de ontem, o prefeito Mauro Candemil, em companhia de secretários, do presidente da Câmara, Vereador Cleosmar Fernandes e de empresários da pesca, recebeu em gabinete os engenheiros Gabi Wolkinson e Jacques Galczewski, da empresa israelense SeanDream e Igor Mancini e Victor Guerchon, brasileiros que os representam no Brasil, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Adenilso Biazus e o diretor do INVESC, Antonio Slosaski. Depois de uma conversa de mais de uma hora, toda a comitiva conheceu pontos dos 42 km do litoral lagunense além das lagoas.

  • Tecnologia em criação de peixes

A BSD é uma indústria terrestre de produção de peixes, ambientalmente controlada oferecendo uma solução econômica que foca a crescente escassez global de peixes, a BSD oferece um ecossistema completo para uma alta sustentabilidade, empregando reciclagem e produzindo resíduos mínimos absolutos, com impacto ambiental quase nulo. A SEA DREAM fica localizada em Israel, tendo outra unidade em Nevada.

  • O Robalo (European Sea Bass), é o segundo peixe mais cultivado em fazendas, depois do salmão, enquanto os suprimentos de robalos selvagens permaneceram consistentemente em 10.000 a 15.000 toneladas por ano, a produção de Robalo criado é estimada em quase 170.000 toneladas. O Robalo é criado e pescado pincipalmente no mediterrâneo, com quase 50% dos eixes provenientes da Grécia.
  • Plano de Desenvolvimento o principal produto da BSD, a indústria de produção de peixe, será construída em várias etapas. Sendo uma fábrica de processamento de peixe, uma usina de processamento e uma fábrica de alimentos parra animais.
  • Projetos futuros da BSD tais como: Geração de eletricidade a partir da energia solar, incubadora de ovas de peixe, cultivo para produzir peixe, cultivo de algas para servir como substituto de proteína em alimentos para peixe.
  • Produção de peixe, esta instalação inclui edifícios fechados com grandes tanques de agua em meio a ambiente semi-intensivo. A instalação criará o peixe desde alevinos até a maturidade. A produção anual prevista é de 30 mil toneladas. Investimento de U$ 23 milhões de dólares dos quais, U$ 14,5 milhões serão direcionados para aquisição do terreno e infraestrutura, bem como aquisição de equipamentos, para aquicultura de ponta.
  • Terreno para implantar o complexo de criação de peixes de 40.000 metros quadrados. Será construído em várias etapas; fábrica de processamento de peixes.
  • Precisa de mobilidade a rodovias e a portos.
  • Planejamento de construção da fábrica é em torno de 12 a 15 meses, no entanto estima-se que possa começar a criar peixes mais cedo, em seções, isolados.
  • A operacionalização começa quando primeiro lote de alevinos, é introduzido em seus diferentes estágios de crescimento até maturidade.
  • O robalo hibrido maduro pesa aproximadamente 600 gramas e está pronto para venda com prazo de 10 a 12 meses.
  • Durante esta etapa a fábrica começará a retirar os peixes maduros, limpando e empacotando-os para embarque para cliente, (distribuidores, atacadistas, empresa de alimentos e restaurantes).
  • O peixe será criado a razão de50 kg de peixe por tonelada métrica de água. Isso permitirá que atinja a certificação de sustentabilidade ambiental.
  • A empresa já garantiu elação com grandes distribuidores de peixes e frutos do mar, permitindo que todos os produtos da instalação, sejam vendidos e enviados regularmente. A partir do 3º ano, a empresa inicia processamento adicional e produzirá filetes de peixes embalados.
  • Por que o Brasil?

A BSD já definiu o estado de Santa Catarina, para construção de sua fábrica, de acordo com índice de bem estar econômico (IDH), o estado de Santa Catarina revelou o maior bem estar econômico em relação a outros estados. Além disso o estado é o segundo maior importador de peixe fresco no Brasil. A localização e os recursos naturais de Santa Catarina, fornecem a BSD todos os recursos necessários que ela precisa para operar adequadamente.

  • Além de Laguna também foram visitadas pela BSD para escolha do terreno para implantação da fábrica, Imbituba e Araranguá.

Deixe seu comentário