Festas e Eventos

Dia da Imprensa: Laguna fez uma grande solenidade

Os 185 anos de fundação da imprensa catarinense foram comemorados na sexta-feira (29), com ato na Praça Jerônimo Coelho, no Centro Histórico de Laguna. Na ocasião, foi homenageado pela ACI/Casa do Jornalista, o patrono Jerônimo Coelho (1806-1860) que, em 28 de julho de 1831, fundou na capital o primeiro jornal do Estado, O Catharinense.
Contando com a presença de profissionais da imprensa de toda a região e da capital, aí incluída a diretoria da ACI, com Ademir Arnon, Moacir Pereira, José Carlos Pacheco,Julio Cancellier, Osmar Teixeira, Fabricio Severeino, Hamilton Peluso, Michael Collaço, Alberto Gonçalves de Souza, Paulo Roberto, Fernando Linhares da Silva e Procurador Federal Georgino Mello e Silva, além do Magnífico Reitor da Ufsc, Luiz Carlos Cancelier, professor Aureo Moraes, e convidados especiais como o prefeito Everaldo dos Santos, Luiz Felipe Remor, da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna, Juiz de Direito, dr. Renato Muller Bratti, no ato representando o presidente Odson Cardoso, da Associação dos Magistrados Catarinenses, secretários municipais de Educação Simone Belmiro e de Turismo e Comunicação, Iberê Jacques, Capitão de Corveta Marcos Maia, Tenente Coronel Jefer Francisco, Veneráveis Robson Fernandes, Ageu Nunes Andrade, Eduardo Gentil e Rodolfo Grunner e outros integrantes das lojas maçônicas da cidade, Vereador Andrey Pestana de Farias, Natanael Wisintainer, do Sindilojas, Damianos Andreadis,da CDL, Procurador dr. Sidney Bandarra Barreiros, presidente Carlos Alberto Hartz, Rotary Clube de Laguna, Luiz Francisco Cardoso, do Sindicato dos Bancários, presidente Norton Araújo Mattos, da Fundação Lagunense de Cultura, Santos Pedroso Filho, do Lions Club de Laguna, entre outros, tudo com o brilhantismo da Sociedade Musical União dos Artistas, tendo à frente o regente Gerson Barreto.
As falas
Claudio Machado Claudio Machado, da Maçonaria
O mestre de cerimônias, João Batista Cruz inicialmente chamou as lideranças para compor a área fronteira ao busto, sendo convidado a usar da palavra, Cláudio Machado, da Loja 5ª Essência, e representando as cinco lojas maçônicas lagunenses, destacando que “a Maçonaria tem muito do que se orgulhar deste filho de Laguna” e fechando o seu discurso com a afirmação segundo a qual “é cultuando homens como Jerônimo Coelho que um país forma valores e princípios que irão inspirar a todos nós e as futuras gerações”. Confira na página ao lado, um box com a íntegra do pronunciamento de Machado.
Everaldo dos SantosPrefeito Everaldo dos Santos
O chefe do executivo lagunense em poucas palavras, disse da satisfação de mais uma vez poder estar ali, junto com a ACI, promovendo a lembrança e a importância de Jerônimo Coelho, não só para Laguna, como para Santa Catarina e o Brasil, já que que ele teve destacada participação na política da época do Brasil Imperial, exercendo ao mesmo tempo, os cargos de ministro da Marinha e da Guerra de D. Pedro II, aliás sendo o mais importante catarinense no Império.
Ademir ArnonAdemir Arnon
Por sua vez, o presidente da ACI, Ademir Arnon falou rapidamente sobre Jerônimo Coelho e dos 84 anos da entidade barriga verde.
Moacir PereiraMoacir Pereira
Por último, o “Papa” da comunicação em Santa Catarina, Moacir Pereira, ressaltou a importância e o exemplo que Jerônimo Coelho deu para os políticos, reafirmando a fé na liberdade de imprensa e sua importância como instituição republicana para assegurar a liberdade de todas as instituições. Falou também que as instituições estão em descrédito e que o Brasil precisa mudar e muito, especialmente em favor de quem, cotidianamente, trabalha duro e carrega pesado fardo tributário sem a reprocidade merecida. Mas que não mudará conforme a ansiedade dos que se manifestam nem mediante a agressividade dos que ocultam os rostos.
No Laguna Tourist Hotel
A programação pelo Dia da Imprensa, incluía também uma palestra com o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Luiz Carlos Cancelier, ocasião em que ele falou sobre a nova trajetória da UFSC, sem esquecer de falar em suas raízes. Na sequencia o nosso querido tenor João Rodrigues Junior fez um show espetacular, fechando com Saudade de Laguna, do saudoso Pedro Raymundo.
Degustação da Laguna Craft Beer
Os convidados da ACI na sexta-feira, também tiveram a oportunidade de participar da degustação da cerveja artesanal Laguna Craft Beer, sob o comando dos jovens Vinicius Bratti e Marcio Rodrigues Junior, aliás recebendo muitos elogios, especialmente pela qualidade.
Apoio
Oportuno que se registre o apoio que o evento em Laguna recebeu do grupo M&M Hotéis (Laguna Tourist Hotel), Terminal Pesqueiro de Laguna, PESCAF, Anjopesca, Beco da Lua (João Rodrigues Junior), Anjo Som, Victor Mendes Rosa Som, Le Monde Citroen, Ki Lojão, Restaurantes Caiçara, Geraldo e Atlântico Sul, PKS Girl, Equilibrium, Universal Pneus, Transamérica 103.1 FM, Eletrolar, Gráfica Soller, Plot Studio, Joia Garden, Floricultura Amboni, Laguna Craft Beer, Jornal de Laguna, Sociedade Musical União dos Artistas, Rotary Clube de Laguna, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Lagunense de Cultura.

Deixe seu comentário