Capa JL em capas

Eduardo Moreira autoriza pavimentação asfáltica e anuncia dragagem do rio Parobé

A chegada da tão esperada pavimentação asfáltica na Rodovia Municipal João Batista Whendhausen Moraes, trecho entre Bananal e Ponta do Daniel, está prestes a se tornar realidade. Na sexta-feira (9), o governador Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro e do assessor Miguel Ximenes de Mello Filho, diante de políticos e de lideranças comunitárias como o presidente Patrick Paulino, da Associação Comercial e Industrial de Laguna, assinou o convênio para pavimentação, drenagem pluvial, sinalização viária e acessibilidade. No trecho de 4,8 quilômetros, serão investidos pelo Governo do Estado R$ 4,2 milhões. O asfalto, esperado há mais de 50 anos, vai passar pelas comunidades de Bananal, Morro Grande, Figueira e Ponta do Daniel.
“Este é um dos lugares mais belos do mundo. E essa obra vai trazer conforto a esta comunidade, vai permitir o desenvolvimento turístico, atividade vital para a economia. Laguna tem a vocação para a história, cultura e turismo. É uma obra que vai atender a estes objetivos. Estamos muitos felizes de estar aqui”, disse o governador.
O secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, destacou que a chegada do asfalto vai possibilitar maior integração entre as comunidades, encurtando distâncias, diminuindo custos de transporte e ajudando no turismo da região, além de melhorar as condições de acesso a instrumentos de saúde e educação. “Essa região é encantadora, e merece uma infraestrutura de qualidade. Vai oferecer mais segurança, qualidade de vida e tranquilidade para a população.”
O ato de assinatura foi realizado no salão da igreja da comunidade de Figueira e reuniu autoridades e a população das comunidades da região.
O asfalto para a comunidade
A expectativa com a pavimentação do trecho é de avanço para a economia local e melhoria das condições de mobilidade dos moradores e acessibilidade dos visitantes. O casal Maria Salete e José Fernandes relatou as dificuldades de residir na beira da estrada. “Várias vezes por dia temos que molhar a rua para diminuir o pó. A casa não fica limpa, passamos o dia limpando e nossa saúde fica comprometida por conta da poeira e nos dias de chuva vira um caos, muito barro e buracos. Estamos em um lugar lindo, que parece o paraíso, mas a falta do asfalto acaba estragando e tirando a paz. A vinda do asfalto representa um salto na nossa qualidade de vida”, explicou o casal.
Também usaram da palavra o prefeito Mauro Candemil e os deputados federais (presidente do PMDB/SC) Mauro Mariani e Edinho Bez (PMDB) e o deputado estadual Manoel Motta (PMDB), com todos enaltecendo a obra anunciada. O deputado Motta ainda disse que “este governo veio para ficar”, referindo-se, claro, a Moreira.
Dragagem do rio Parobé
Durante o seu discurso e em conversa com a imprensa da região, o governador antecipou que através da secretaria de Desenvolvimento Sutentável, via Fundo Estadual de Recursos Hídricos, estava liberando recursos na ordem de R$ 500 mil para dragagem do rio Parobé, velha aspiração da comunidade pesqueira.

Deixe seu comentário