Capa JL em capas

Em Laguna, mais uma vez: Eduardo Moreira autoriza obras e participa da Festa de Santo Antônio

O anúncio de investimentos (R$ 5.032.000,00) em uma das cinco  escolas (Jerônimo Coelho) mais antigas do Estado, em Laguna e a entrega do certificado que reconhece a pesca artesanal com auxílio dos botos como patrimônio cultural de Santa Catarina, marcaram a visita do governador Eduardo Pinho Moreira à terra natal, no sábado (9). Acompanhado da primeira dama, Nicole (Torret), o “tocador de obras” também participou da tradicional transladação de Santo Antônio, aliás acompanhando, desde a Capela Santa Terezinha, na praia do Mar Grosso, até o centro da cidade.

A Escola Jerônimo Coelho/Colégio Militar

A restauração do prédio da escola Jerônimo Coelho é apontada como uma obra simbólica por Eduardo Moreira, que revelou ter frequentado a unidade escolar nas séries iniciais. O prédio tem ainda outra característica: é um dos mais antigos do estado, construído em 1912. “Restaurar essa estrutura é preservar e reconhecer a tradição de Laguna, entre tantas outras vocações, de formar um patrimônio intelectual que contribui e faz história em Santa Catarina”, observou Moreira ao contar que o ex-governador Colombo Salles e desembargadores de justiça também já foram estudantes da escola.

Com investimentos de R$ 5,3 milhões a unidade será ampliada e terá a construção de uma quadra coberta. A próxima etapa do pleito, é transformar a escola em sede de um Colégio Militar, como já ocorre em Joinville, Blumenau e Lages.

Pesca artesanal com auxílio de botos

O segundo ato do governador em Laguna foi a entrega do certificado que confere ao Conselho Pastoral dos Pescadores o termo de registro da pesca artesanal com auxílio de botos como patrimônio cultural de Santa Catarina, realizada pelos pescadores artesanais de Laguna.

A prática é tão tradicional, que os botos, inclusive, são batizados com nomes e são velhos companheiros dos pescadores. Eles são capazes de sinalizar a localização dos cardumes e auxiliam os pescadores para o momento exato da captura de, por exemplo, de tainhas, entre outras espécies.

Ali mesmo, na beira da praia, muitas vezes já ocorre o comércio de peixes que representa, ao mesmo tempo, renda para o pescador artesanal e agora a preservação de um patrimônio histórico e cultural de Laguna. “Eu cresci acompanhando de perto essa atividade e é uma alegria saber que ela irá se consolidar como mais um atrativo que vem se juntar a tantas outras belezas e vocações de Laguna”, comemorou Eduardo Moreira.

No mesmo ato, o governador inaugurou a flutuante que vai servir como base de apoio para navegadores e ao projeto Navegar, com 100 crianças.

Deixe seu comentário