Variedades

Em Laguna secretaria chama população para 2ª dose

Das 157,7 mil meninas que devem receber a segunda dose da vacina contra o vírus do HPV em Santa Catarina, pelo menos 1.300 estão em Laguna. A vacina que protege contra o câncer do colo de útero, começou a ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos, a partir de 2ª feira (1º). A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. Em apenas seis meses, 1050 das 1.300 de meninas nessa faixa – etária já foram vacinadas em Laguna, uma das maiores coberturas em todo o Estado. De acordo com Raquel Copetti, coordenadora dos programas de saúde do município, com a mobilização de toda a secretaria e o apoio dos meios de comunicação, juntamente com a ampliação da estratégia, será conquistada a redução significativa desse tipo de câncer nos próximos anos. Em Laguna estão promovendo a vacinação as unidades de Saúde do Mar Grosso, Esperança, Passagem da Barra e Campo de Fora.

A CAMPANHA

Três Doses – A vacina também está disponível para aquelas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose de vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Se neste ano, serão vacinadas as adolescentes do primeiro grupo (11 a 13 anos), em 2015 a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.
Segurança – A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.
Sobre o HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

Deixe seu comentário