Letícia Zanini

Então é Natal!

Chegou dezembro e, neste mês, sabemos que iremos ver luzes, decorações, cores infinitas e presentes. No ar, sentimos cheiro de paz e pedido de transformação para todo o lugar que olhamos. No Natal, a empatia com a figura do bom velhinho nos invade a ponto de levarmos brinquedos e presentes para pessoas que não conhecemos além de disponibilizarmos o tão desejado tempo para atividades com conteúdo puramente emocional. Todo Natal é assim! Que bom.
Parafraseando a famosa cantora Simone, “Então é Natal, e o que você fez?”, isso mesmo, e o que você fez nos onze meses que antecederam dezembro? Porque já sabemos que em dezembro nos transformamos, nos compadecemos mais, nos tornarmos mais dóceis, mais solidários. Será que de alguma forma queremos compensar nossas ausências, dores ou fraquezas dos meses anteriores? Ou talvez, correr contra o tempo para nos dedicar a quem amamos com mais afinco em dezembro. Quando olho para questões como estas, não as entendo como algo ruim, mas percebo como oportunidades da vida para sermos e fazermos mais. Então, se olharmos para Dezembro como uma oportunidade de fazermos o que não fizemos o ano todo – nem que seja por uma semana -, desejo que neste Natal você conviva mais com seus pais, filhos, amigos e parceiros de trabalho de forma diferente, especial.
Para os cristãos católicos, o Natal tem um propósito de comemorar o nascimento de Jesus Cristo e, com isto, despertar em todos nós a esperança em nosso Deus. É tempo de meditar e estar em silêncio para refletir sobre nossa fé. Natal é reflexão, independente de religião. Então, aproveite o momento e reflita sobre as coisas em que você acredita e principalmente o que tem feito para alimentá-las. Manter uma atitude positiva ao longo dos onze meses que antecedem o Natal não só nos fará melhor como também nos deixará mais abertos àsoportunidades que a vida irá nos proporcionar. Escolha viver um Natal diferente, uma vida pré Natal diferente e, consequentemente, um futuro ainda melhor.
E como fazer deste o melhor Natal de sua vida? Talvez, a prática da humildade poderá nos ajudar a deixá-lo assim; inesquecível. Para tanto, além de manter o sorriso no rosto – isso é fácil -, que tal perdoar alguém? Se puder começar por você mesmo, melhor ainda. Que tal, dizer para seu parceiro de trabalho que o admira e que você precisa dele?! A prática da humildade através de pequenos gestos, fará você encontrar sentido até mesmo naquele amigo secreto em que você entrega presente para quem quase nem falou ao longo do ano.
Não espere para que o Natal do ano que vem seja o melhor de sua vida, faça a sua parte e tenha o seu melhor e mais feliz Natal! Viva o aqui e agora, permita-se conviver com sua melhor versão. Um Feliz e inesquecível Natal a todos. Até semana que vem.

Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental

Deixe seu comentário