Letícia Zanini

Entrevista de Emprego, como se comportar?

Com a aproximação do fim do ano, o setor do varejo começa a se preparar para atender às necessidades dos clientes com as compras de Natal.
Ocasião em que algumas empresas aumentam o quadro de colaboradores. Para quem está procurando emprego, eis o momento de entrar ou retornar ao mercado de trabalho.
Mas, surge aquela dúvida tradicional: como devo me comportar em uma entrevista de emprego? Mesmo os mais experientes ficam confusos sobre o que dizer, o que fazer durante aquelas horas que podem definir uma parte importante de sua vida, sua carreira.
É claro que cada processo seletivo será conduzido de forma diferente, respeitando a cultura e a necessidade de cada organização. Porém, uma coisa é fato, alguns comportamentos são observados de maneira unânime por todo recrutador. Você imagina quais sejam? Não?! Então seguem algumas sugestões para que você fique atento às próximas oportunidades:
– Não se atrase. Sempre verifique com antecedência o local de sua entrevista e planeje a melhor forma para que consiga chegar sem atrasos;
– Cuidado com sua comunicação, evite o uso de gírias e palavras que possam impactar negativamente o entrevistador;
– Trate o selecionador com formalidade, afinal, ele não é seu amigo, logo, não tendo intimidade devemos tratar com pronomes de tratamento, senhor, senhora;
– A primeira impressão gera um impacto quase que definitivo sobre quem somos, portanto, compreenda que além dos seus comportamentos, a utilização de uma vestimenta adequada para a ocasião é fundamental;
– Nunca minta em processo seletivo, você não conseguirá sustentar a mentira por muito tempo e também pode comprometer sua imagem para futuras oportunidades;
– Se você tem pouca experiência de trabalho, foque nos aprendizados que você teve em sua vida e na sua formação escolar e acadêmica.
Essas são dicas básicas que podem lhe auxiliar nas futuras entrevistas. Lembre-se, o processo seletivo é uma porta de entrada para uma empresa, mas não garante sua permanência. Portanto, foque nos seus comportamentos, faça o seu melhor. Quem sabe uma vaga que deveria ser temporária pode vir a ser permanente. Pense nisso…

Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental

Deixe seu comentário