Capa JL em capas

Estadualização do Terminal Pesqueiro

Em sua segunda visita oficial à cidade, na tarde de ontem, 19, o governador Carlos Moisés promoveu a assinatura do convênio de delegação do Terminal Pesqueiro Público de Laguna pelo governo do Estado, numa troca de comando entre a Codesp-Companhia Docas do Estado de São Paulo e o governo do estado, através da SC Par Holding, autarquia estadual que já administra os portos de Imbituba e de São Francisco do Sul.

Prevista desde abril, quando iniciaram-se as negociações sob orientação do governador Carlos Moisés, a estadualização é uma das fortes reivindicações da nossa gente. A SCPar Porto de Imbituba, empresa pública do Estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias é um exemplo onde a estadualização deu certo.

Segundo o diretor presidente da SCPar, Gustavo Salvador Pereira, “com a nova gestão da SCPar será procedida uma reestruturação do Terminal Pesqueiro, com vistas à modernização das instalações, gestão estratégica, visando a alavancagem das atividades pesqueiras na região, primando-se pela eficiência dos serviços prestados e sustentabilidade do empreendimento”, disse. Ele também antecipou que a partir de hoje, o TPPL terá um novo gerenciamento. Também presentes na solenidade que aconteceu junto ao porto, o prefeito Mauro Candemil, secretário Nacional de Portos Diogo Piloni e Silva, deputados estaduais Felipe Estevão, Ada de Luca, Luiz Fernando Vampiro, Volnei Weber, Rodrigo Minotto e Mauro de Nadal, todos saudados como integrantes da base do governo, presidente da Casan, Roberta Mas dos Anjos, Coronel Jefer Francisco Fernandes, comandante da 8ª Região de Polícia Militar  PM e dirigentes da Codesp, entre uma centena de lideranças da cidade e da região..

Esgoto: Assinada ordem de serviço

Na mesma solenidade o governador autorizou a transferência  de R$ 351 mil para o Hospital de Laguna. Outro importante ato do Governo do Estado, aí com a CASAN teve assinada no Terminal Pesqueiro, ontem à tarde, a Ordem de Serviço que autoriza o início da implantação de um emissário terrestre de esgotamento sanitário da praia do Mar Grosso.

O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 mm, com tubos de polietileno, que vai transportar o esgoto da Bacia A (que abrange os imóveis localizados na praia do Mar Grosso) para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Vitória. Em paralelo, a empresa Incosan Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório, substituirá duas bombas da Estação Elevatória A, instalará novo gradeamento e providenciará a urbanização e paisagismo do local, inclusive com canteiro de obras sendo instalado em 10 dias, disse o diretor da empresa Augusto Paseto.

Atualmente o esgoto coletado na praia do Mar Grosso é lançado via emissário submarino, que será mantido pela Companhia como dispositivo reserva. “O novo emissário vai eliminar a possibilidade de ocorrência de obstruções, como a registrada no final de 2018 devido a uma ressaca do mar”, explica o engenheiro Fábio Krieger, diretor de Operação e Expansão da CASAN. “Além de implantar a rede terrestre, a CASAN já contratou uma empresa especializada que desobstruiu o emissário marítimo, deixando-o em perfeitas condições de uso e como alternativa”.

O investimento total para implantar o novo emissário terrestre de Laguna é de R$ 1,89 milhão, valor referente à mão de obra e materiais, com recursos da Caixa Econômica Federal e contrapartida da CASAN. Com previsão de 100 dias de obras, o empreendimento deverá ficar pronto até janeiro.

Câmara devolve quase hum milhão para o Executivo

Deixe seu comentário