Letícia Zanini

Felicidade e trabalho, é possível essa combinação?

Será que é possível ser feliz no trabalho? Essa é uma discussão que vem tomando força nos últimos tempos já que se apresenta como sendo umas das prioridades da Geração Y. Hoje, os jovens se preocupam muito mais com a busca por uma satisfação íntima com o trabalho.

Quando falamos de felicidade é interessante pensar em qual definição você dá para essa palavra. Não existe um conceito único, cada um irá defini-lo levando em consideração suas experiências, valores, educação, estilo de vida, etc. Então diga, o que é ser feliz para você?

Baseado na sua definição de felicidade, você deve analisar se hoje, seu atual emprego alimenta seu conceito ou não. E cuidado, somos convidados diariamente a comprar conceitos prontos. Histórias vividas por outras pessoas que colocamos como alvo –às vezes inatingível – o que pode acabar gerando frustração e distorcendo o seu verdadeiro conceito.

Ao longo da vida e carreira, algumas pessoas alimentam alguns mitos sobre a felicidade, como por exemplo:

– Só é feliz quem trabalha em grandes empresas;

– Só o dono do negócio é feliz;

– Quando eu atingir o topo da carreira serei feliz.

Muito cuidado com as crenças, geralmente são fundamentadas em questões irreais e limitam sua performance. Quando perceber pensamentos ou crenças limitantes, pense no que comprova o pensamento. Quais evidências existem, geralmente você se surpreende com a resposta e tem consciência que não faz sentido continuar alimentando aquele pensamento.

Sobre o conceito de ser feliz, já disse aqui que cada um cria o seu, mas lembre-se, se seu conceito é alimentado pelo propósito de seu trabalho, com certeza você se sentirá mais motivado e, consequentemente, mais feliz. Enxergar seu trabalho como um desafio, desenvolver bons relacionamentos, viver além do trabalho e, principalmente, não trabalhar apenas pelo dinheiro, são ingredientes que ajudam a promover momentos de felicidade.

Seja o protagonista da sua história, permita-se ser e fazer feliz.

Deixe seu comentário