Capa JL em capas Laguna Política

Governador prestou contas e assinou convênios com Laguna

O governador Raimundo Colombo veio à cidade ontem (3), quando concedeu uma coletiva à imprensa e apresentou a palestra “Pacto por SC: prestando contas”, em ação que faz parte do roteiro de palestras que pretende detalhar as obras realizadas, desde janeiro de 2011, e em andamento ou previstas pelo programa Pacto Por Santa Catarina. O evento realizado no auditório da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego foi aberto para a comunidade e está acontecendo em todas as regiões catarinenses. “Estamos na fase de executar, exemplo da Interpraias, até o Farol de Santa Marta, rede de esgotamento sanitário, entre outras obras. Por isso, hoje vamos mostrar para todos o que já foi investido na região”, disse Colombo. Presentes na comitiva de Colombo, além do vice-governador Eduardo Moreira e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Pontricelli, os secretários de Estado, de Infra-Estrutura Valdir Cobalchini, de Justiça, Adda de Luca e de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff, Maurício Fernandes Pereira, presidente do Conselho Estadual de Educação e os deputados Manoel Motta, José Nei Ascari e Reno Caramori e presidente do Deinfra, Paulo Meller. Presentes igualmente, prefeitos, vereadores e integrantes dos mais diversos segmentos da sociedade dos seis municípios que compõem a 19ª SDR.

 

Resumo das falas
Nazil Bento Junior
Ao iniciar sua fala, o secretário de Desenvolvimento Regional, Nazil Bento Junior presenteou o governador Colombo, com um quadro de Santo Antônio, pintado pelo artista plástico João Rodrigues Junior e com dois livros, um de Adilcio e Lucas Cadorin, falando sobre a história da cidade e um outro de fotografias. Registrou o número de obras, em torno de 162 e destacou as principais, que estão sendo realizadas, como as de saneamento básico, cobrindo em torno de 70 km, na educação, com reforma e ampliação de escolas, obras na Udesc, infra-estrutura (veja box abaixo), a SC 100 (que deve estar concluída em janeiro do próximo ano) e o acesso ao Farol, construção de unidades de saúde, obras da UTI do Hospital, que agora estão recebendo recursos para climatização, e as que logo devem ser iniciadas,entre outras.
Everaldo dos Santos
O prefeito Everaldo dos Santos, que inclusive fez um pleito de criação de uma nova escola para a cidade, destacou a importância da reunião, agradecendo ao governador Colombo e ao vice, considerado o governador do Sul, Eduardo Moreira e aos vereadores, citando um a um, que o apóiam na Câmara. Falou sobre a dívida herdada e as dificuldades que tem enfrentado mas que as obras agora anunciadas pelo governo estadual serão muito importantes, notadamente a da avenida Marronzinho Junior, hoje estadualizada.
Cida do Farol
Excepcionalmente foi aberto o microfone para a líder comunitária do Farol de Santa Marta, Maria Aparecida, chamada de Cida do Farol, que em nome da comunidade agradeceu as obras de pavimentação da SC-100 (Interpraias) e o acesso ao Farol. Disse estar feliz pelo carinho e respeito com que o governo estadual trata o povo da região da ilha.
Joares Ponticelli
Representante da região e atual presidente da Assembleia Legislativa, Ponticelli lembrou que, por muito tempo o sul do Estado ficou numa briga pequena, burra e miúda, disputando entre micro-região, perdendo muito . Porisso, levando puxões de orelha da sociedade organizada e conseguiu construir um novo momento. “Paramos de brigar, trabalhamos numa só direção, pelo fortalecimento do sul.” Falou ainda sobre o tempo em que a duplicação da BR-101 ficou só até Palhoça, produzindo prejuízos para a nossa região na ordem de R$ 32 bilhões. Hoje o governo (de Raimundo Colombo e Eduardo Moreira) tem sido atencioso aos nossos pleitos, sugerindo que outras ações venham a ser contempladas, citando o projeto BB2. Elogiou o secretário regional Nazil Bento Junior, que levou um grande público à palestra, finalizando com agradecimentos ao governo.
Eduardo Pinho Moreira
Disse que como lagunense era muito bom estar de volta e até conclamou ao governador Raimundo Colombo para que volte mais vezes à cidade. Falou que o presidente da Alesc, Joares Ponticelli e demais deputados que apóiam o governo tem sido decisivos para a vinda de recursos não só para o sul mas para todo o Estado. Lembrou a força cultural da cidade, citando lagunenses que, como ele, foram governadores e integrantes dos mais diferentes cargos. Falou também em Mauricio Fernandes Pereira, igualmente presente, presidente dos Conselhos Estadual e Nacional de Educação, por onde passam as ações para o ensino. Moreira falou da necessidade de obras da Escola Jerônimo Coelho, anunciando que em conversa com Colombo, já ficou decidido que aquela escola será restaurada. Ainda citou a Udesc/Laguna, criada quando era governador e a necessidade de serem implantados outros cursos. Finalizou falando sobre as importantes obras que estão acontecendo, como a Interpraias, estrada que lá atrás era usada para se ir ao sul, afirmando que “ é muito importante interagir com a sociedade, saber o que desejam e quais as prioridades para cada região. Isso garante a qualidade de vida dos catarinenses”.
Governador Raimundo Colombo
Iniciou sua fala dizendo que o objetivo destas reuniões é o de conversar, abrindo para a comunidade, para as suas lideranças, para os agentes políticos, hoje muito distantes do poder. “Aqui hoje (ontem) fico feliz em ver a presença de um bom público, bem representado. É o momento de avaliarmos e discutir junto com a população os serviços, as ações, as obras, o ritmo e a qualidade. O cidadão colabora com seus impostos e é dever do Estado retribuir com serviços e qualidades. Estamos na fase de executar, a exemplo da estrada do Farol de Santa Marta, por isso hoje estamos mostrando para todos o que já foi investido na região”, disse Colombo.
Outros encontros
Até o final do ano, serão totalizados 36 encontros como o ontem aqui, sempre com a proposta de detalhar as obras realizadas desde janeiro de 2011 e em andamento ou previstas pelo programa Pacto por Santa Catarina. A soma dos recursos do Pacto para ações em todo o Estado é de R$ 9,4 bilhões, resultando no maior pacote de investimentos da história catarinense.

Deixe seu comentário