Happy Hour

Happy Hour 04/08

Estabilidade emocional: Tudo que você precisa para ser uma pessoa melhor

Seu trabalho é um saco? Seus colegas são insuportáveis? Você tem vontade de xingar todo mundo? E ainda quando chega em casa parece que não consegue ter paz? Talvez o problema esteja com você e não com o resto do mundo. Mas calma aí. Antes de ficar bravo comigo, tente só relaxar um pouco e ler esse texto, ok? Prometo não te estressar.
Aliás, falando em estresse, nós brasileiros somos um dos povos mais estressados do mundo! Sim, o país do futebol, do samba, da alegria, também é o país dos esquentadinhos. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Internacional do Controle do Estresse, nós só perdemos para os Japoneses. E aqui, aproximadamente 70% dos entrevistados culpam o trabalho pela falta de paciência. E é fácil entender o por quê. Passamos por uma crise, todos nós estamos com medo de perder o emprego e aqueles que tem uma empresa com medo de perder os clientes. Os impostos aumentam, a insegurança aumenta, as notícias de corrupção, idem. Ou seja, o cenário não é nada tranquilizador. Por esses e vários outros motivos, as pessoas acabam virando uma bomba-relógio.
E nada melhor contra uma bomba, do que impedir que ela exploda. Se possível, impedir que esta bomba seja criada! É por isso que as pessoas com estabilidade emocional são tão raras e apreciadas em nossa sociedade estressada. São estas pessoas que impedem que as bombas explodam. É este tipo de pessoa que você precisa se tornar!

Será que vou explodir?
Alguns sintomas de instabilidade emocional podem indicar que você está prestes a entrar no poço sem fundo do estresse. Geralmente as pessoas mais vulneráveis emocionalmente agem como citado logo no início deste artigo. Para elas nada está bom, se sentem pressionadas, sentem que todos a sua volta estão lhe querendo mal, uma enxurrada de sentimentos que quase faz a sanidade mental se esvair.
Pra facilitar sua compreensão e, principalmente, aceitação, trago algumas atitudes abaixo. Se você não se identificar com estes comportamentos, a notícia é boa. Se não faz nada disso, é sinal de que tem uma estabilidade emocional para lidar com os problemas e manter a cabeça no lugar nos momentos difíceis. Mas se você pratica todos estes tipos de comportamento listados abaixo, é uma boa hora pra procurar ajuda profissional.
Não consegue receber críticas, leva tudo para o lado pessoal.
Chora, se emociona ou fica triste com facilidade.
Não consegue fazer amigos ou suas relações interpessoais não são duradouras.
Costuma perder muito tempo falando mal de outras pessoas.
Costuma levar os problemas do trabalho pra casa e não consegue tempo pra relaxar.
Está sentindo um esgotamento físico, queda de cabelo, dorme ou se alimenta mal.
Todos estes são pequenos sintomas que mostram uma fraqueza emocional e uma grande probabilidade de enfrentar forte estresse, que pode se agravar e evoluir para outros quadros mais graves, como a depressão. Segundo a PhD em Medicina e Saúde Ocupacional e coordenadora do Laboratório de Saúde do Trabalhador de Ciências da Saúde da UnB, Anadergh Barbosa Branco, a depressão pode surgir de vários fatores, afirmando ela que “muitas vezes o trabalhador recebe uma demanda que ultrapassa seus limites causando-lhe o estresse. Pessoas que já são vulneráveis e que passam situações de muito estresse podem até sofrer crises de esquizofrenia. Aliás, o estresse é o maior causador das doenças osteomusculares e a depressão pode evoluir dele”.

Estabilidade emocional vende no Mercado Livre?
Infelizmente a estabilidade emocional não vem após tomar uma pílula e, provavelmente, não vai ser alcançada num passe de mágica. Mas você pode tentar começar com algumas atitudes simples. Mas, que fique claro: começar. Depois será preciso muito mais se você realmente tiver problemas mais graves como ansiedade, estresse e depressão.
O primeiro passo é ser tolerante. Muito do que nos deixa estressado vem por não termos paciência para lidar com determinadas situações. Não temos grande facilidade em aceitar a opinião alheia. Aqueles que tem estabilidade emocional são experts em ouvir e aceitar opiniões. Geralmente conseguem isso através da regra básica dos 10 segundos: Contar até 10 antes de responder algo. Alguns minutos para pensar, botar as ideias no lugar e relaxar um pouco pode fazer a diferença. Quem costuma responder de primeira e agir por impulso, quase sempre vive se estressando.
Outra característica importante é a tão falada resiliência. Profissionais resilientes tem a capacidade de enfrentar desafios e adversidades de forma calma, sem perder o controle. O profissional resiliente é aquele que vê a adversidade e diz: hahahaha… adversidade? Hahahaha! Esse é o cara que todas as empresas buscam! Aquele que na hora do “vamô ver” não quebra, consegue suportar o tranco e resolve os problemas.
Mas, pra conseguir ser assim, é necessário outra característica: positividade. Nenhum pessimista consegue ter uma forte estabilidade emocional para lidar com problemas. É incongruente! Afinal, se você é pessimista, já está acompanhado de uma característica negativa. É essencial ser positivo para nutrir sentimentos positivos. Obviamente não preciso frisar aqui a diferença entre ser positivo e ser bobo, não é?
Por fim, é essencial que você tenha a sua volta pessoas estáveis emocionalmente. É aquela velha história: se você vive no meio dos macacos, em breve vai estar subindo em árvores e comendo bananas. E aqui cabe mais um aviso: antes de dizer que estou sugerindo excluir pessoas da sua vida… pare! Seja mais inteligente! Se rodear de pessoas melhores não quer dizer excluir as pessoas com problemas. O mundo não é preto e branco. Você pode se rodear de pessoas melhores e ainda fazer com que aquelas com problemas venham pra perto também e se beneficiem dos bons ares de pessoas boas e cheias de energia positiva.

Eu não sou seu psicólogo
Se você leu tudo isso aqui, fez um baita sentido, você realmente se identificou e viu que precisa de ajuda, eu não posso te ajudar! Desculpa! Embora eu goste de escrever sobre isso e conviva de perto com uma pessoa com ansiedade e que, em certos momentos, passa por instabilidades emocionais, ainda assim, não sou o mais indicado pra te ajudar. Posso escrever, dar opiniões, dar uma palavra acalentadora, mas quem pode te ajudar de verdade é um bom psicólogo, voltado para essa área.
Mas, se de algum jeito eu consegui te dar uma força, me acompanhe no Facebook ou Linkedin. E, quem sabe, no futuro, que você me diga que esse texto foi um ponto de partida pra te transformar numa pessoa melhor. É pra isso que estou aqui!

Deixe seu comentário