Happy Hour

Happy Hour 23/9

Como perder um cliente pra sempre? O Santander mostra!
Aproveito o espaço aqui pra relatar meu martírio e o descaso desta instituição com um cliente que só quer pagar o que deve!

Sou cliente do Santander desde 2009, se não me engano, época em que estagiei na Unisul e que era obrigatório aos funcionários da empresa ter uma conta neste banco para retirar seus proventos. Com a nova conta veio meu primeiro cartão! Felicidade de pela primeira vez comprar coisas à prazo, inclusive na internet. O cartão era ótimo, as taxas não muito altas e meu limite também, o que me obrigava a não fazer gastos altos. No entanto, sempre fui comedido com meu dinheiro e, mesmo que meu limite fosse de um milhão, dificilmente gastaria um dinheiro que eu não poderia pagar.
E foi isso que se pode ver ao longo dos anos de correntista. Acredito que pouquíssimas vezes atrasei o pagamento do cartão. Como era débito automático na conta corrente, sempre antes do dia 10 eu corria para o banco para depositar um pouco a mais do que era o devido na fatura, pra não correr riscos. Nunca precisei pagar grandes taxas, muito menos pagar o valor mínimo de fatura. Eu sou o que muitos brasileiros não são: controlador e preocupado com o dinheiro.
Como eu sempre morei em Laguna, mas estudava em Tubarão e por um tempo trabalhei na cidade, que fica a uns 25km de distância, todo mês precisava me deslocar para fazer os depósitos e usar os serviços presenciais que eu necessitasse. Por um tempo era comum eu estar por Tubarão a semana inteira. Depois isso se tornou mais raro e ir na cidade vizinha apenas para fazer um depósito se tornou algo incômodo (e dispendioso).
Um dia, por um azar do destino, eu que sempre me cuidei, acabei tendo meu cartão clonado. Fizeram compras em lugares que nunca fui. O caso, inclusive, relatei num post tempos atrás aqui no Jornal e no meu blog: http://ideiaquecontagia.com.br/blog/aconteceu-comigo-e-pode-acontecer-com-voce-cuidado/
Resolveram o caso rapidamente e fiquei bem feliz com o banco. No entanto, tudo que é bom, dura pouco. Meu novo cartão não chegava. Nesse meio tempo conheci o Nubank. Me apaixonei! Em menos de 15 dias já estava com o cartão deles e utilizando um serviço mil vezes melhor do que o de qualquer banco! Não me restou outra alternativa, senão, cancelar a conta no Santander. Aí que começa o martírio!
Primeiro, tive que pegar fila, esperar um bocado e tudo mais. Normal!
Cancelei a conta, resgatei o dinheiro da conta e as despesas que ficaram no cartão em aberto me disseram que em breve eu receberia um boleto. Uma semana depois liguei na Super Linha e me disseram que o boleto ia vir. Esperei… esperei… nada do boleto. Entrei em contato pelo Facebook e me disseram a mesma história.
Até que olhei num e-mail secundário, que não costuma utilizar muito e lá estava o dito cujo. Pensei: Ah Guilherme, o boleto aí e tu dando mole. Que burro! Abri rapidamente e na hora de clicar no arquivo em pdf: Senha. Você precisa dos últimos 4 dígitos do seu cartão para acessar o pdf. Ok! Peguei meu antigo cartão e… nada! Claro! Eles queriam o número daquele cartão que nunca chegou na minha casa. E agora? Como abrir um e-mail, se eu não tenho o cartão pra ver o número que é a senha??
Tentei o app no cel: sem acesso. Tentei o site: conta bloqueada. Acesso para não correntistas: CPF bloqueado. Entrei em contato com a Super Linha. Ok… Vamos entrar em contato com a Super Linha já que pelo Facebook o atendimento não surtiu nenhum efeito: Liga… várias opções… nenhuma parece ser a que vai me levar a solucionar meu problema. Quando finalmente acho o que pode me levar a resolver: espera. Muita espera! Era greve dos bancos. E um aviso dizia que por esse motivo muitos funcionários estavam impedidos de entrar no prédio da empresa e a espera podia ser grande. Óbvio que eu não ia esperar. Posso ter cara de otário, jeito de otário, nome de otário, mas garanto que não sou um!
Todo dia passaram a me ligar de uma empresa de cobrança. Numa das vezes que atendi, falei sem paciência que eu queria pagar, pelo amor de Deus! Com muito custo uma atendente me passou o número do código de barras do boleto. Finalmente! Eu já podia ver a luz.
Não. Não foi dessa vez. O boleto estava vencido e não foi possível pagar pela internet banking. Tentei mais uma vez o site do Santander. Segunda via, novo boleto, todas as opções. Nada deu certo. Eu sempre precisava de outras informações que eu não tinha. É difícil abrir uma porta quando a única ferramenta que você tem na mão é um palito de fósforo.
E então, pra fechar com chave de ouro, neste mesmo dia, recebo do correio duas correspondências: Uma dizendo que o limite do meu cartão Santander aumentou para 2200. Que lindo! Um cartão que eu nunca recebi de uma conta que já cancelei faz 2 meses! E mais: a outra correspondência era um aviso de que meu nome estava no Serasa!!!
Seria cômico, se não fosse trágico!
Logo eu que sempre prezei pelo meu nome, nunca fiz dividas, sempre tentei pagar tudo em dia. Logo eu, que achei que tinha encontrado um banco que ia resolver meus problemas de boa. Logo eu que pensei: Quando eu for fazer investimentos (e futuramente farei) vou pensar no Santander como um dos fortes candidatos, já que sempre tive uma boa relação com esse banco.
É. Mas o amor acabou! Acabou tudo e pra sempre!
Agora só quero um jeito de pagar o que devo (e provavelmente vou pagar juros e taxas que não devo, mas que vou pagar pra não me incomodar nunca mais). Fico na espera do maldito boleto. Assim como um namorado abandonado que fica com as roupas da namorada e outros pertences em casa, esperando pra dar um fim e apagar tudo aquilo da memória.
O amor acabou!

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