Happy Hour

Happy Hour 30/9

Guia de como escolher bem seu candidato

charge-happy-hour

Neste domingo ocorrem as eleições municipais em todo o Brasil. Esta que é chamada por muitos como ‘’a eleição mais importante dos últimos tempos’’. E o motivo disto é simples: Depois das manifestações que aconteceram nos últimos anos, as mudanças políticas em âmbito nacional, mudança de poder no governo, prisões e investigações acontecendo, é mesmo de se esperar que este seja um ano importante. Esta é uma boa oportunidade de começar a mudança que muitos desejam.
Pra mudar o mundo, primeiro precisamos arrumar nossa cama! Ou seja: primeiro temos que votar bem e ter uma cidade melhor, pra depois lutar por um país melhor. E a hora é agora!
No entanto, muitos ainda estão em dúvida sobre em quem votarão. E pra ajudar você a se decidir, algumas questões devem ser levadas em conta e eu as enumero abaixo:

1 – Entenda o que cada cargo faz
Primeiro você precisa saber o que cada cargo faz, para saber se o que seu candidato promete poderá ser realizado ou se ele mal sabe o que vai fazer depois que ganhar.
O prefeito é o chefe do Executivo municipal, ou seja, a principal autoridade política do município. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados. Também é função do prefeito sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público.
Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

2 – Pesquise o histórico pessoal
Busque saber o que esse candidato faz. Qual o trabalho, como ele se comporta perante a sociedade. Veja se a situação dele com a justiça eleitoral está em dia e também se não há nenhum processo contra ele, afinal, um bom candidato precisa respeitar as leis. E se ele já tem processos ou condenações na sua ficha, já devemos ficar com o pé atrás. Todas essas pesquisas você pode fazer na internet, buscando sempre fontes confiáveis, ou em jornais da cidade e região. Tome cuidado e saiba filtras as informações que recebe de parentes e amigos. Nem tudo que se ouve é verdade.

3 – Pesquise a carreira política
Se seu candidato já está no meio político e já ocupou algum outro cargo anteriormente, pesquise o que ele fez. Veja se foi atuante, se comparecia em seus compromissos e como defendia o interesse da população. Pesquise nos sites da prefeitura e no portal da transparência os gastos que ele teve, bem como os gastos e bens declarados à justiça eleitoral. Se notar algo muito estranho, diferente da realidade, pense duas vezes.

4 – Conheça as propostas e como ele pensa
Veja o que seu candidato pretende fazer quando chegar ao poder. Analise se o que ele quer é possível e pode ser executado, e mais, se isso será o melhor para todos. Analise os valores e o que o candidato defende e veja se é o que você quer. Por exemplo: Se você é a favor da descriminalização da maconha, não adianta votar em um candidato conservador, não é mesmo?

5 – O voto é seu! Vote do jeito que acha melhor!
Não ouça parentes ou amigos. Vote de acordo com suas convicções. Você pode até dizer para os amigos, ou até mesmo para um candidato que você conhece, que vai votar nele. Mas lá, quando tiver você e a urna, esqueça tudo e vote em quem você quiser! O voto é seu. Ninguém precisa saber em quem você votou. Confie no seu voto!

Deixe seu comentário