Contraponto

Hotéis otimistas para a temporada

Eutanásia

Vejam só! Uma senhora, com nódulo na Tireóide, há mais de dez meses espera junto a secretaria municipal de Saúde, a devida autorização para exames, aliás, pelo tempo, obrigando-a a procurar serviços médicos particulares e a partir dali aguardando para ser chamada para iniciar o devido tratamento. A paciente torce para estar viva quando tal acontecer. E convenhamos: aceitar o sofrimento dessas pessoas, é como se lidássemos com fatalidades inevitáveis, o que não pode e nem deve acontecer. Procurada, já há algum tempo, a secretária municipal de Saúde, Valéria Olivier, disse que a solução não depende daqui!!! Depende de quem, do Bispo? Voltaremos ao assunto.

  

Nada de fábrica de gelo

Por incrível que possa parecer, passados mais de 10 meses, o Terminal Pesqueiro de Laguna continua sem a sua fábrica de gelo, ainda que os recursos já estejam liberados e pelo que se sabe, na conta da Codesp, em Santos. Sem contar que por ter solicitado (???) a exclusão do SIF (Serviço de Inspeção Federal), desde então os peixes capturados e desembarcados pelos barcos, não podem ser manipulados. Na quarta-feira (1º), procuramos o administrador do TPL, Evandro Almeida, que infomou que em poucos dias será definida uma licitação para as obras de recuperação da fábrica de gelo. Como os prazos precisarão ser respeitados, logo, início das obras mesmo, só em fevereiro. E olhe lá!

 

Novo vereador

Com a licença do titular, Adilson Paulino (PSD), mesmo que por 15 dias, assumindo uma cadeira do Legislativo, na próxima segunda-feira (6), Ronaldo Pacheco Bonifácio (PSD).

Cidadão lagunense

Ainda da Câmara, vem a informação de que foi aprovada por unanimidade, a concessão do título de cidadão lagunense, a José Ferreira dos Santos, o Baiano, nascido em Ipirá (BA). Hoje com 45 anos, ele veio para Laguna com apenas 10 anos.

 

Michel na Pesca

Indicado pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB), para um núcleo do Terminal Pesqueiro de Laguna, o engenheiro Antônio Michel Graboski Laureano, (em função do voto contrário dado por Mariani, no caso do Presidente Temer), semana passada deixou o cargo e convidado, foi nomeado secretário de Pesca e Agricultura do município, conforme portaria publicada no Diário Oficial na quarta-feira (1º), com o então titular, Vereador Tono Laureano (PMDB), voltando para o Legislativo.

 

Investidores

O vice-prefeito Júlio Willemann, na tarde de 2ª feira (30), recebeu aqui, representantes das empresas Ícone Serviços Especializados, do Rio de Janeiro, da chinesa Tifore e da espanhola Vila Nova. Falaram e até mostraram algum interesse pela ponte do Pontal (que tanto serviu para campanhas eleitoreiras, lembram?) e do Terminal Pesqueiro que comporiam agora um relatório feito pelos visitantes, especialmente para empresários da China que viriam à cidade ainda em dezembro.

Sierra Móveis

A lembrar que ainda no primeiro semestre muito se falou sobre a vinda da Sierra Móveis, empresa gaúcha, aliás junto com o “presente de grego” (penitenciária) que queriam dar a Laguna, de pronto rechaçado veementemente pelos lagunenses.

 

Horário especial de fim de ano

O presidente Natanael Wisintainer, do SINDILOJAS, informando que deve divulgar nos próximos dias, o horário especial de Natal e de Ano Novo para o comércio lagunense.

 

Defeso da sardinha

Iniciado oficialmente na quarta-feira (1º), indo até 15 de fevereiro, o defeso da sardinha e assim protegendo o período de reprodução da espécie, este ano com uma de suas piores safras, aliás se considerarmos os últimos 20 anos.

Informações divulgadas pelo Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Santa Catarina, coordenado pela Univali, de Itajai, desde o ano 2000 não se registrava uma captura tão baixa, em torno de 10/13 mil toneladas, tendo como uma das causas, as repetidas condições climáticas ruins em alto mar. Só para se ter uma ideia, em 2012, por exemplo, conforme registros, a pesca da sardinha atingiu quase 100 mil toneladas no Sudeste e Sul do país.

Indicadores apresentam que as mudanças climáticas interferem na temperatura da água do mar e podem ter provocado uma mudança no comportamento das sardinhas – inclusive no período reprodutivo. Pela primeira vez, foram encontradas sardinhas na costa do Rio Grande do Sul e em águas mais profundas que o normal, disse o pesquisador Paulo Schwingel, do Grupo de Estudos Pesqueiros da Univali (GEP).

 

Hotéis otimistas para a temporada

Promoção que veio para ficar, logo merecendo o apoio de todos, o Universipraia promoveu ocupação hoteleira total no período entre 2 e 5 de novembro, deixando otimista o setor para a próxima temporada. De acordo com a consulta que fizemos ontem (2), as três mil unidades habitacionais disponíveis estão com uma taxa de ocupação de 100%.

Deixe seu comentário