Paisagismo & Jardinagem

Jóia da Semana – Flor de Natal –

euphorbia

Iniciamos o mês de dezembro, o último mês do ano, e com ele as comemorações de Natal. É época de enfeitar a casa com a árvore de Natal, presépio, luzes, enfim com objetos que lembram a festa em comemoração ao Nascimento de Jesus Cristo. Nesta época é possível observarmos o uso acentuado de determinadas plantas que conferem um ar natalino ao ambiente.
A Flor de Natal é um exemplo de planta que tem suas vendas elevadas neste período. Mas será que há um por quê? Ou será que é somente por causa de sua cor vermelha?
Vamos saber:
Nome Científico: Euphorbia pulcherrima
Nomes Populares: Poinsétia, Bico-de-papagaio, Flor-de-natal, Folha-de-sangue
Família: Euphorbiaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A Euphorbia é muito utilizada para fins decorativos, especialmente na época do Natal, devido às suas folhas semelhantes a pétalas de flores vermelhas. É uma planta de dia curto e floresce exatamente no solstício de Inverno que coincide com o Natal (no hemisfério norte – o que explicaria porque essa planta não é tão identificada com o Natal no Brasil).
Esta planta já passou por um intenso melhoramento genético, que lhe conferiu muitos cultivares. Sua folhagem pode variar, na textura, no porte e no tamanho. As flores, que na verdade são brácteas (folhas modificadas, como os bouganvilles, lembra?), podem ser de coloração vermelha, rosa, amarela, brancas ou mescladas, e variam quanto à forma e textura de acordo com o cultivar.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil, drenável e enriquecida com matéria orgânica, com regas regulares. Não tolerante à geadas. Multiplica-se por estaquia. É considerada tóxica.
Uma lenda mexicana tenta explicar a associação feita entre esta planta e o Natal. Uma menina, de nome Pepita, não sabia o que oferecer ao Menino Jesus por ocasião da missa de Natal. Não podendo adquirir uma oferta digna da sua vontade, expõe o seu problema ao seu primo, Pedro, que a acompanhava a caminho da igreja. Este a consola e diz-lhe que é o amor com que se dá uma oferta que valoriza a mesma, especialmente aos olhos de Deus. Pepita deixa-se convencer e vai recolhendo plantas vulgares das margens do caminho por onde passa. Quando chega à igreja, dá-se conta da pobreza da sua oferta e chora de tristeza. Tenta, no entanto, oferecer os pálidos ramos com todo o amor da sua alma. Então, frente a toda a congregação reunida no templo, as folhas dos ramos ficam tingidos de uma cor brilhante e vermelha. O povo reunido para a Eucaristia fica espantado e declara o acontecimento como um milagre.
Segundo outra versão desta lenda, as Flores-de-Natal irrompem do chão molhado pelas lágrimas da criança.
Viram, existe uma lenda a respeito da Flor-de-Natal! Se é verdade ou não, nem irei questionar, afinal lendas são lendas e trazem magia e histórias para o nosso dia-a-dia. O que eu gosto bastante!
Sugiro que você enfeite seu Natal da forma que seu coração mandar. Vasinhos vermelhos com Euphorbias dão um toque bem natalino e com certeza vão agregar à decoração! Mas, não deixe de incluir também o amor, o respeito, a solidariedade, a humildade e a gratidão nesta decoração, que com certeza é o que vai fazer a diferença!

Por:
Maria Ila M. P. Borges
Empresária e Jardinista
ilapinheiro@yahoo.com.br

Deixe seu comentário