Capa JL em capas

Lagunense, PhD em Farmacologia, pela UFSC, avança no diagnóstico e tratamento de Alzheimer

Vencedora do 20º Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida, pesquisa da lagunense Maíra Assunção Bicca apresenta um grande avanço no tratamento da doença
Em todo o mundo, mais de 36 milhões de pessoas são afetadas pela doença de Alzheimer e estudiosos estimam que, até 2030, em torno de 66 milhões serão afetadas, conforme números da Federação Internacional da Doença de Alzheimer e Demências Relacionadas.
Catalogada como uma patologia neurodegenerativa, a doença acomete principalmente pacientes idosos, tendo como principal diagnóstico a avaliação clínica de um médico, juntada ao histórico do paciente e descarte de outros males possíveis.
Uma nova luz para o tratamento
Em meio a tantas notícias ruins, um novo começo para um possível diagnóstico precoce e um tratamento do Alzheimer está a caminho, devidamente indicado no projeto da lagunense Maíra Assunção Bicca, PhD em Farmacologia pela UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, vencedor do 20º Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida, logo considerado um novo entendimento da iniciação e da progressão da doença.
– “Por meio do meu estudo, tive a oportunidade de confirmar a presença de uma proteína conhecida nos meios científicos como receptor TRPA1. Além de observarmos a expressão desta proteína em modelos animais, também verificamos que ela está presente no encéfalo de pacientes que já desenvolveram a doença e, pode ser um dos grandes responsáveis pela propagação do problema. O grande avanço do estudo foi poder mostrar que esta proteína possui um papel importante, tanto no início quanto em fases tardias da doença ”-, disse Maíra.
Estudada e analisada com frequência em processos inflamatórios e dolorosos, a presença dessa proteína já havia sido apresentada na medula espinhal, mas não na parte cerebral. A descoberta do elemento receptor nessa região do cérebro significou também o seu envolvimento nos processos inflamatórios no encéfalo, que são determinantes para o avanço da doença de Alzheimer e contribuem para morte dos neurônios.
Na página 6, conheça um pouco da história da inteligente lagunense.

Perfil dos candidatos
Dados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, dão conta de que maioria dos 106 candidatos a vereador em Laguna é composta por homens, brancos, com idade entre 35 a 39 anos, além de cinco candidatos a prefeito e vice.

Deixe seu comentário