Festas e Eventos

Lagunenses na Olimpíada

Policiais na Olímpiada

As lagunenses Kathya e Elaine Silveira Sirydakis, filhas da lagunense Dilma (Prates Silveira) e de Savas Nicolau Sirydakis, como o JL antecipou na edição de 14 de agosto do ano passado, representam a terra de Anita na Olimpiada Rio 2016, atuando como árbitras (Nacional Técnico Oficial-NTO) na modalidade de Ciclismo (BMX, MTB, Estrada e Pista). Ainda ano passado elas participaram de um curso intensivo de Inglês, claro para aprimorar o conhecimento da língua, já que entendem os termos técnicos e o que falam.
Enquanto Elaine hoje reside em Curitiba, Kathya, em companhia dos filhos Bruna e Brenno, reside na praia do Mar Grosso. Funcionária pública (professora de Educação Física, lotada na Escola do Farol de Santa Marta), exercendo trabalhos na 18ª ADR), desde 1997 está no Ciclismo, atuando como comissária na Federação Catarinense da modalidade e à nível nacional, desde 2006 já tendo participado de eventos de nível nacional e internacional como o Tour´s de SC, SP e RJ, Volta do Estado do Paraná, Brasileiro de Pista e PAN 2007, entre outros. Desde 2014 ela se preparou para compor os quadros de comissários da Olimpiada, através de cursos promovidos pela Confederação Brasileira, com avaliações teóricas e práticas.
Já Elaine Sirydakis se tornou a mais nova comissária da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com licença internacional da União Ciclística Internacional (UCI), já fazendo parte de um seleto grupo aprovado nos criteriosos testes práticos e teóricos da UCI representando o Brasil nos bastidores das principais competições nacionais e internacionais do Ciclismo de Estrada.
O curso de comissário UCI acontece aleatoriamente de acordo com a demanda da União Ciclística Internacional. As últimas duas edições do curso aconteceram em 2008 e 2013, sempre dividido em duas etapas. Já a atual edição teve início ainda em 2014, com a primeira etapa (teórica) acontecendo na Suíça, durante uma semana. Durante esse período os alunos assistiram aulas em tempo integral e realizaram uma prova ao final para testar os conhecimentos adquiridos.
Os aprovados seguiram para a segunda etapa (prática), onde foi designada uma competição do calendário UCI para a realização do último teste. Essa avaliação final, do Ciclismo de Estrada, coloca o comissário para exercer as principais funções de um evento internacional: Comissário II, Comissário III, Comissário IV, Juiz de Chegada, Comissário Moto e Comissário Geral. Todas as funções são acompanhadas por um avaliador da entidade máxima do ciclismo mundial.
Para a avaliação final da brasileira Elaine Sirydakis foi designado o Tour da Áustria, uma competição de categoria 2 HC da UCI, válida pelo ranking Europa Tour e disputada pelas principais equipes do ciclismo mundial. – Foi uma experiência fantástica e inesquecível. A parte teórica durou uma semana e foi realizada na Suíça, já minha prova prática foi durante o Tour da Áustria, uma prova de classe HC do calendário europeu. Eram apenas seis candidatos, todos homens e eu a única mulher. Também fui a única representante do continente americano. Realmente não foi fácil, mas com o conhecimento adquirido através de muitas noites em claro, com a prática de atuação aqui no Brasil e muita determinação e trabalho em equipe consegui meu objetivo. Levo a certeza de que estamos em constante evolução, sempre aprendendo -, contou Elaine, que junto com a venezuelana Carmen Jaimes, se tornou uma das duas únicas mulheres comissárias internacionais de Estrada da América do Sul.
Segundo a comissária, a paixão pelo ciclismo e o incentivo da irmã, Kathya, foram os principais motivadores para encarar uma das profissões mais difíceis da modalidade. – Minha irmã querida é comissária nacional há mais de 20 anos e foi quem me introduziu nesse meio. Eu ficava maravilhada ouvindo as histórias sobre as corridas, as viagens, as experiências dos grandes comissários que já atuaram no Brasil e pensava ‘um dia quero me tornar comissária UCI, quero contribuir para que nosso ciclismo cresça, evolua da mesma maneira como essas pessoas contribuem em seus países -, lembra.
Policiais lagunenses também estão lá
Cem policiais militares de Santa Catarina, aí incluidos os três de Laguna (na foto abaixo, SGT PM Danilo Teixeira Pavanate e os soldados PM Kleber Rochadel Moreira e Evandro Esteves dos Santos), compõem o efetivo que está a disposição do Departamento durante a realização do maior evento do planeta, as Olimpíadas no Rio de Janeiro.
Além deles, também estão no Rio, os oficiais da Reserva Francisco Egidio Cidade, Joelson Manoel Vargas e Adilson Hamilton Mendonça.

Deixe seu comentário