Contraponto

Leilão da BR-101 Sul

Cidade perde hotel

Construído pelo saudoso Amaury Machado de Souza, a temporada 2019 foi a última do tradicional Laguna Pálace Hotel, na Praia do Mar Grosso e que, negociado, dará lugar a um novo empreendimento imobiliário.

Esta semana também buscamos informações sobre o Laguna Tourist Hotel. Extra-oficialmente sabe-se que estão sendo realizadas reformas de alguns setores e que pode ser reaberto provavelmente em julho próximo. Desde que terminou o arrendamento pelo grupo M&M Hotéis, em fins de março, o empreendimento do grupo Guglielmi está arrendado pelo Grupo Ficare de Hotéis, que tem estabelecimentos nas Termas da Guarda, em Tubarão, dois em Torres e um, em Porto Alegre.

Ainda no setor hoteleiro, sabe-se que o Apart do Farol de Santa Marta, vem recebendo grandes obras e que deverá estar concluído em dezembro deste ano, com 56 apartamentos individuais e uma imensa e diversificada área de convívio social, tudo sob o comando do casal de arquitetos, Dagoberto e Renata Martins, aliás, responsáveis pela criação dos projetos e realização das obras e que, quando concluídas, no final do ano terá seus espaços com sauna, piscinas térmica e descoberta, cozinhas, gourmet e coletiva, adega privativa, salão de festas, academia de ginástica, bicicletário, sala de jogos, mirantes e salão rústico com churrasqueiras e fogão a lenha.

São empreendimentos que gerarão empregos e mais do que isso, pontuando o número de leitos, hoje em torno de 2.500, claro juntando os hotéis, pousadas e motéis.

 

 

Outorga onerosa

Ainda que de forma tímida, ouve-se pelos corredores da Câmara de Vereadores, a regulamentação a outorga onerosa (o pagamento à prefeitura por ter construído acima do permitido, com a receita indo para um fundo). A conferir…..

 

 

PT no governo, em outra versão

Na coluna da edição do último dia 12, foi publicada nota sobre a entrada do PT no governo municipal, registrando que alguns líderes do MDB, partido do prefeito, não teriam sido consultados. Eis que esta semana, recebemos um texto do presidente do MDB lagunense, médico Dr. Airton dos Anjos Moraes, que rebateu o publicado, dizendo que  “não é verdadeira sua afirmação (nós) de que as lideranças do MDB não foram consultadas a respeito da aproximação MDB/PT”. E continua: “Foram sim, eu mesmo, provoquei o encontro MDB, sexta-feira, à noite, 20h, dia 5. Estavam presentes os vereadores do partido, exceto a Nádia (Tasso Lima) que se encontrava em Brasília. O prefeito fez a abertura da pauta, com explicações e esclarecimentos e minha admiração cresceu muito com a evolução do assunto, levando o nosso presidente da Câmara (Cleosmar Fernandes), a mil elogios ao fato. Fui “contra” (grifo do dr. Airton), a sua competente (substantivo utilizado pelo colunista para a dra. Tanara, nova Secretária de Assistência Social), mas, como sou democrata e presidente do MDB, abominando a ditadura….. Foi esta a verdade. Airton dos Anjos Moraes”. Pois bem, procuramos a fonte (um vereador) que reafirmou o que havia dito ao colunista e até falou em outras nomeações. Mas aí já são outros quinhentos. Sempre é bom lembrar que na área de comunicação, o principal ponto é buscar sempre a verdade, dos dois lados!

 

 

CAGED com números negativos

Números do CAGED-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, relativos a março, não foram nada bons para a terra de Anita, que teve registrado no período, 413 demissões contra 205 admissões, logo acumulando um saldo negativo de 208. Na região, Tubarão com -548 e Imbituba com -183, também tiveram números negativos.

 

 

Leilão da BR-101 Sul

O ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, tem reiterado que até o final do primeiro semestre, será feito o leilão da concessão da BR-101 Sul, num total de 220,4 quilômetros, desde Palhoça (Rio Madre), passando por Laguna, até São João do Sul. O projeto de concessão prevê R$ 6,1 bilhões a serem aplicados pela vencedora do leilão em 30 anos.

 

 

Imprensa

Para o deputado estadual Sargento Lima, de Joinville, “não existe democracia sem a participação de uma imprensa imparcial e atuante. O catarinense tem por tradição orientar-se por estes profissionais, o que aumenta a responsabilidade dos mesmos e a obrigação do Estado em se fazer transparente”.

Deixe seu comentário