Profissional em destaque

Maria Manoela dos Reis Vicente

Seria possível conciliar a demanda de duas profissões? A lagunense Maria Manoela dos Reis Vicente garante que com organização e disciplina existe sim essa possibilidade.
Lagunense, filha de dona Glória e do saudoso radialista João Manoel Vicente, a focalizada é formada em Biologia, possui mestrado em Sistemas Costeiros e em 2014 concluiu a faculdade de Direito: “Por oito anos exerci exclusivamente a profissão de bióloga. Desde 2015 passei a exercer a advocacia em escritório particular em Laguna e em seguida respondi como procuradora na prefeitura de Pescaria Brava. Com o término da gestão, desde então, exerço a advocacia em escritório particular na Pescaria Brava. E paralelamente, realizo consultoria para empresas na área de biologia”.
Noiva de Marcus, grávida do primeiro herdeiro, que chega em 2019, ela recorda como suas escolhas profissionais aconteceram: “Minha primeira formação se deu pela afinidade com a disciplina em todo o segundo grau. O Direito surgiu para realizar um sonho que não era meu, mas tinha certeza que seria um presente pro meu pai já que ele sempre quis que algum filho seguisse na advocacia. Era o sonho dele ser advogado, então após fazer o Mestrado estava na dúvida se faria Doutorado ou não, mas por conta dos trabalhos ambientais surgiu o interesse pela área jurídica”, explica.
Sobre sua intensa rotina, Maria Manoela revela: “A parte da manhã sempre fica reservada para os trabalhos de campo, perícias ambientais e deslocamentos na região. As tardes são dedicadas aos atendimentos no escritório de advocacia”.
Quando questionada sobre os maiores desafios enfrentados, pontua: “A morosidade do serviço público. Muitas vezes é difícil explicar para as pessoas o motivo de espera por decisões ou documentos, já que o tempo da necessidade do cliente nem sempre é o mesmo de quem expede o documento ou decide alguma questão”.
Nas horas de folga, o tempo livre é dedicado às pessoas que ama e seus passatempos prediletos: “Gosto de estar com minha família, meu noivo, ver filmes, levar os cachorros para passear, sem deixar de dedicar um tempo em especial para os estudos”, finaliza.

Deixe seu comentário