Letícia Zanini

Medo de perder o emprego

Em várias conversas com pessoas que convivo e outras que atendo em minha atuação, percebo que há um número significativo de pessoas que sentem medo de perder o emprego. E você, também possui?
É comum, e até esperado, que empresas sofram mudanças e, em alguns momentos, precisem alterar seu quadro de colaboradores. O grande problema é quando você faz parte dessa situação. Quando as pessoas vivenciam situações de incerteza, seja na empresa ou na vida pessoal, é natural que fiquem mais propensas à ansiedade e que o nível de estresse aumente. Os conflitos tornam-se mais evidentes e a cobrança para que os resultados sejam atingidos continua, tornando o quadro cansativo e desgastante.
Como amenizar essa situação – ao menos internamente. Com algumas atitudes diferentes e seguindo as dicas abaixo é possível minimizar os efeitos desta situação.
1. Mantenha o foco na realidade: quando passamos por situações em que temos medo de algo, algumas de nossas percepções são equivocadas. Neste momento, pare e pense quantas vezes esse episódio ocorreu em sua carreira. A maioria das pessoas irá perceber que nunca aconteceu e que o medo que sente é irreal. Portanto, perceber o que é fato e o que é fantasia pode ajudá-lo neste momento.
2. Foca na solução: Se o medo não é irreal e você já passou por esta experiência outras vezes, vale pensar nas soluções, afinal o problema você já conhece, certo? Pensar de forma proativa e partir para a ação pode ajudar você e vivenciar este momento de uma forma menos dolorosa e mais resolutiva.
3. Controle a ansiedade: toda mudança num primeiro momento é desconfortável e potencializa a insegurança. É natural sentir preocupações como: “será que sou a próxima vítima?”. Viver com ansiedade é viver no futuro, viver o que você não controla. Portanto, você não controla quem será a próxima vítima, você só controla suas ações e seus sentimentos. Foque nas ações para gerar resultados e nos sentimentos para lhe ajudar a seguir e viver o agora.
4. Faça além do que você foi contratado: O que esperam de você é que você entregue seus resultados de acordo com o que foi acordado em sua contratação. Porém, para se destacar, faça algo que surpreenda pessoas e, naturalmente, tenha argumentos que lhe beneficiem no momento em que a empresa decidir quem fica e quem sai. Não esqueça, mesmo sem perceber, você está sendo observado. Faça o seu melhor sempre e confie em você.
Com estas dicas você poderá refletir sobre seu medo e, principalmente, sobre o que fazer para minimizar o impacto na sua rotina. Até a próxima semana.

Por Letícia Zanini: Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria.

Deixe seu comentário