Capa JL em capas

Mercado Público de Laguna – Iphan entrega obras hoje

Laguna recebe hoje, 31, a conclusão das obras de restauro de um importante monumento que integra o Centro Histórico da cidade: o Mercado Público Municipal. Com a restauração, o bem reabre as portas e se transforma em um espaço mais dinâmico, fortalecendo a economia da cidade.
A entrega da obra será celebrada em cerimônia a partir das 18h, no próprio Mercado, contando com a presença do presidente interino do Iphan, Robson de Almeida, do gerente de operações do desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fabrício Brollo, e da superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Nizzola.
O projeto de requalificação foi contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, e os recursos foram viabilizados pelo BNDES por meio de convênio com a Fundação Lagunense de Cultura (Prefeitura Municipal de Laguna), totalizando R$ 5.667.898,74 em investimentos, com a obra sendo executada pela Magapavi, conceituada empresa de nossa cidade, sob a direção do empresário Pedro Paulo Alves.

A lembrar, sempre, que tudo começou em 2007, quando o BNDES decretou Laguna como cidade polo, sendo escolhida por sua importância cultural e histórica. Em 2008, o então prefeito Célio Antônio e o então superintendente estadual do IPHAN, Ulysses Munarin, fizeram a entrega para o banco, dos projetos do Programa de Desenvolvimento Turístico, devidamente aprovados pelo Conselho Nacional de Cultura, envolvendo o Mercado Público, Memorial Tordesilhas e o Museu Anita Garibaldi.
As intervenções no Mercado Público Municipal contemplaram diversos elementos estruturais, como a substituição do piso cerâmico e das telhas, a recuperação das escadas, a instalação de elevador e de instalações hidrossanitária e elétrica. Além disso, foram recuperados os boxes para venda com instalação de porta automática e foi construído um deque de madeira e uma área coberta com fechamento de vidro, prolongando a área pública do Mercado, propiciando um espaço para eventos e contemplação da lagoa Santo Antônio dos Anjos.

O objetivo da requalificação, que se iniciou em 2014, foi potencializar o Mercado como atrativo turístico e promover e valorizar dois aspectos de grande importância socioeconômica e cultural de Laguna: a pesca e o comércio tradicional. Com isso, abriu-se um leque de possibilidades de incremento de atividades típicas da história e da cultura lagunense, como a venda de frutos do mar, de equipamentos de pesca e artesanato, além de apresentações culturais e bares e restaurantes com pratos locais.
Um pouco da história
Foi em janeiro de 1897, que a cidade teve a inauguração de seu primeiro mercado, com os comerciantes ganhando um local fechado e coberto para realizar os negócios. 42 anos depois, exatamente em 20 de agosto de 1939, sofreu um incêndio, deixando em pé apenas as paredes externas.

Novo espaço cultural
Inserido na poligonal do Centro Histórico de Laguna, tombado pelo Iphan em 1985, o Mercado Público guarda tradições e histórias da cidade. O edifício, construído em duas etapas, em 1958 e 1968, com linguagem arquitetônica Art Déco, foi considerado moderno para a época. O térreo foi utilizado como sede do Mercado Público e o pavimento superior recebeu a sede da Prefeitura.
Com a requalificação, o retorno do espaço reforça sua importância histórica para a cidade, que vai desde a gastronomia até o ponto de encontro e convivência da comunidade lagunense. O resultado é a reabilitação de um marco para a história de Laguna e da comunidade.

Deixe seu comentário