Letícia Zanini

O Bullying no ambiente de trabalho

Se você pensa que o bullying acontece apenas no ambiente escolar, está completamente equivocado. O bullying é uma forma de assédio moral que acontece dentro das empresas assim como nas escolas e, às vezes, até no ambiente familiar.

Ao invés de utilizar seu tempo com situações de crescimento pessoal e carreira, muitas pessoas o utilizam praticando violência física e psicológica com parceiros de trabalho.

É importante esclarecer que este ato pode gerar penalidades legais como indenização por danos morais, por exemplo. A punição irá variar de acordo com a gravidade da agressão. Portanto, é interessante que empresas propiciem momentos de reflexão e informações sobre este tema.

Obviamente, não podemos confundir as coisas. Brincar com algum colega no ambiente de trabalho é necessário, vital e nos deixa até mais produtivos e engajados. O problema é quando “a brincadeira” excede o limite e o colega se sente constrangido e chateado. E, claro, precisa ter repetição, um fato isoladonão vai caracterizar bullying.

Recentemente vivenciei uma situação em um trabalho que realizava, uma colaboradora estava sendo “testada” em reuniões na empresa, pois como era a única mulher, um dos colegas a expunha em situações de extremo emocional para verificar se ela realmente estava apta para o cargo que ocupava, se chorasse não estava, se não chorasse – mesmo exposta a situações constrangedoras, estaria apta.

Trago este exemplo porque caracteriza uma situação que muitos sofrem, muitas vezes calados dentro de seus espaços de trabalho. Se você passa por isso, não hesite, procure ajuda. Dentro de sua empresa, procure o setor de Gestão de Pessoas ou o responsável por assuntos desta especificidade. O que não pode acontecer é deixar que esse tipo de ação se repita por mais e mais vezes.

Muito mais que evitar problemas judiciais, evite desgaste emocional, evite perder um emprego, evite desavença, busque ter momentos de alegria com seus colegas, procure ter brincadeiras saudáveis em seu ambiente de trabalho.

Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria.

Deixe seu comentário