Cultura Variedades

O Cinema na Cidade: Livro narra as histórias das antigas salas de cinema

capalivro

A memória cinematográfica de Laguna foi reunida no livro “O Cinema na Cidade”, lançado quarta-feira (27), no Cine Mussi, palco de muitas histórias reunidas pelos acadêmicos do projeto Cidade Reencontrada, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc, aliás divulgado amplamente ano passado nas páginas do Jornal de Laguna.
Nas décadas 40, 50, 60 e 70 três salas de cinema fizeram sucesso no público da região: Cine Mussi, Cine Central e Cine Roma e os relatos de antigos frequentadores destas salas estarão no livro.
Para relembrar,na mesma noite, foi exibido o filme “As aventuras de Pedro Malazartes”, de Mazzaropi. Iniciativa do Cine Sesc e Cineclube Laguna.
Pesquisa
O programa Cidade Reencontrada é coordenado pela professora Renata Rogowski Pozzo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc.
Tem como objetivo congregar projetos de investigação e experiência acerca dos antigos e dos possíveis espaços de exibição cinematográfica na cidade de Laguna.
Mediante iniciativas de pesquisa, documentação e exibição, visa promover espaços de contemplação, rememoração e debate sobre o processo de fechamento das salas de cinema de rua vivenciado por Laguna.
É composto por três eixos de pesquisa e ação:
– “História dos Cinemas de rua em Laguna-SC”: pesquisa histórica, teórica e arquitetônica que objetiva identificar as salas de exibição cinematográfica que já existiram no município e analisar seu fechamento à luz de processos semelhantes vividos por outras pequenas cidades brasileiras a partir dos anos 1990.
– “O Cinema Brasileiro passa pelo Cine Mussi – Laguna: Restauração e catalogação do acervo de cartazes”: restauração e catalogação do acervo de cartazes do Cine-teatro Mussi – antiga sala de exibição da cidade que fechou suas portas no início dos anos 1990, cujo edifício foi adquirido e restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os cartazes restaurados serão exposto no Cine Teatro em uma área também destinada a exposição dos equipamentos e mobiliário referentes à história do prédio e do cinema.
– “Imagens em movimento: ciclo de exibições cinematográficas em antigos espaços de cinema em Laguna – SC”: projeção de filmes brasileiros nas paredes das edificações do centro tradicional de Laguna.

Deixe seu comentário