Capa JL em capas Laguna Saúde

Os 159 anos de Uma incansável luta

O aniversário do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, comemorado ontem (3), marca não apenas os 159 anos da instituição, mas também anos de muita luta e abnegação de inúmeras gerações que por ali passaram e passam, dedicando sua vida em prol da saúde dos lagunenses. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, há muito o que se comemorar. A instituição celebra uma boa fase econômica, visto que por tantos anos ficou marcada pelo atraso no pagamento dos funcionários e seus fornecedores, o que não faz mais parte do atual cenário.

 

 

Composto atualmente por uma equipe de 75 profissionais da área de enfermagem, 27 do setor administrativo, 2 psicólogas, 1 assistente social, 9 na área de diagnóstico e 33 nos serviços de apoio, o Hospital de Caridade de Laguna, conta com 110 leitos, 2 salas cirúrgicas em atividade e atende nas especialidades de clínica báscia, médica, cirúrgica, pediátrica entre outros serviços. Para marcar a importante data, a qual se celebra mais um aniversário da entidade, além dos tradicionais festejos, como as missas e comemorações internas, está marcada para o próximo dia 10, a solenidade de entrega dos títulos de amigo e sócio honorário do hospital, que fará a homenagem a pessoas que de alguma forma contribuíram e contribuem com a instituição. O evento será realizado no Centro Cultural, a partir das 19:30h.
O JL aproveitou a oportunidade, para conversar com a Presidente do Hospital, Regina dos Santos, que passou um verdadeiro “Raio X” da atual situação da entidade. Confira:

UTI
“A primeira etapa da obra já está concluída. Neste momento, estamos aguardando a liberação da CND para assinatura de convênio que oportunizará a compra e instalação de todo sistema de climatização. Com este processo encerrado, começamos então a luta pela liberação de um incentivo de R$ 1 milhão, através do Ministério da Saúde, para o início da compra dos equipamentos. Creio que todo o trabalho tomará o ano de 2014”.

Reformas
“No ano de 2013, reformamos a Ala São Francisco de Assis, que possui 15 leitos destinados a Psiquiatria. Este ano, já começamos a reforma da Ala São Vicente de Paulo, espaço para dependentes químicos. Estes 30 leitos psiquiátricos têm uma grande procura, quase sempre estão lotados e não apenas por lagunenses, mas pessoas vindas de toda a região da AMUREL”.
Números
Fechado o balanço de 2013, Regina apresentou alguns números: “No ano que passou, o Hospital realizou 3.267 internações, sendo que apenas 1,4% destas precisaram de transferência, 43.656 pessoas passaram pela Emergência, foram feitas 22.044 radiografias, número que teve um crescente aumento em virtude dos exames solicitados aos trabalhadores das obras da Ponte Anita Garibaldi. Foram feitos ainda 2.057 eletrocardiogramas, 2.434 atendimentos ortopédicos, 1.292 consultas psiquiátricas, 1.055 cirurgias ambulatoriais, 1.003 cirurgias, 546 doses de vacinas aplicadas em recém-nascidos, 306 partos, 294 testes do olhinho, 192 testes da orelhinha. Ao todo, foram realizadas 91 atividades de capacitação com a equipe hospitalar, servidas 27.000 refeições e lavada 36 mil toneladas de roupas”.

Ajuda
Atualmente, o Hospital conta com um projeto de auxílio financeiro através da conta de luz, mas este número ainda é muito inexpressivo: “Das 23.000 contas de energia de Laguna e Pescaria Brava, apenas 3.000 colaboram com o hospital. É um número muito baixo, que precisa ser mudado”. Para tanto, Regina explica como pode ser feito: “Basta confeccionar uma autorização liberando determinado desconto da conta. Um valor simbólico, de R$5,00, se realizado em grande quantidade de clientes, terá um retorno expressivo ao nosocômico”, avalia. A doação de roupas de cama também é bem-vinda, existindo apenas restrição quanto aos medicamentos: “Aqueles que tiverem interesse em fazer doação de medicamentos, devem antes procurar o Hospital, pois não é todo tipo que pode ser ministrada, o que acaba nos levando a descartar alguns rótulos.”

Um presente ao Caridade
Há 9 anos no Hospital, a atual Presidente, Regina Ramos, quando questionada sobre o presente que daria ao Hospital neste aniversário, confidencia: “O ano passado, me fizeram a mesma pergunta, e respondi que seria a chance de pagarmos os salários dos profissionais em dia e o respiro financeiro da instiuição, livrando-se da angustia de trabalhar no vermelho. Acho que meu pedido foi atendido. Hoje, trabalhamos com folga neste aspecto. Portanto, em 2014, o presente que gostaria de entregar, seria a conclusão da UTI, que ortunizaria também outros serviços, como a Unidade de Hemodinâmica, que está sendo construída, particular, mas que só poderá ser liberada com o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva”.

Deixe seu comentário