Letícia Zanini

Os inimigos da sua produtividade

A maioria das pessoas, pelo menos as que me procuram, querem ser mais produtivas. E, percebo que há uma ilusão sobre essa necessidade. As pessoas se referem à produtividade como se fosse algo que possa ser adquirido externamente, tipo comprar um em estabelecimento.

Digo isso porque escuto as pessoas falando: “- Ah, meu sonho era ser mais produtivo!” ou “- Quando eu for mais produtiva, minha vida será diferente.”

Precisa-se criar consciência de que ser produtivo depende exclusivamente de atitudes, e não estou falando de grandes atitudes, mas pequenas mudanças que podem gerar grandes transformações em nossas vidas.

E, é claro que eu não poderia dizer que fazer pequenas mudanças podem ajudar sem trazer exemplos destas pequenas ações. Então, o que fazer para uma vida mais produtiva? Seguem as sugestões:

– Uso do celular: sabe aquela olhadinha rápida no seu whattsapp?  Quando você percebe, ficou mais tempo do que deveria, o que pode impedir a entrega de projetos e tarefas no tempo adequado. Se você precisa usar o celular para o seu trabalho, concentre sua energia apenas nisso.

– Estado de presença: quantas vezes você já esteve em uma reunião, por exemplo, e na verdade, estava pensando e anotando informações sobre o que deveria fazer depois de sair dali? Quando você se concentra de fato e está presente, seja numa reunião ou em conversas, você potencializa sua tomada de decisão e diminuiu o retrabalho acerca de inúmeras situações que você deveria ter dado 100% de sua energia no momento em que aconteceram.

– Utilizar internet: Pesquisar na internet é uma coisa, navegar na internet é outra. Se você pesquisar um tema com foco específico que vai lhe ajudar na sua entrega, ótimo. Agora, se você se distrai e perde tempo olhando coisas desnecessárias, você deixa de ser produtivo. Você sabia que, para uma pessoa ficar totalmente focada numa atividade, ela requer cerca de 15 minutos ininterruptos?  É o ponto alto da produtividade. Por isso, fique atento ao tempo que você desperdiça, fazendo coisas que não precisa –pelo menos naquele momento.

– Dispender esforço apenas para o positivo: Não se iluda, em alguns casos, a repetição é que fará um projeto, processo ou produto tornar-se bom e, para isso, não podemos perder nossa vontade de fazer ou produzir até que esse momento chegue. Sempre que uma ideia sua ou projeto não sair conforme o adequado ou não lhe parecer tão interessante, siga em frente, observe o que precisa melhorar e foque sua energia no que vai fazer sua atividade tornar-se melhor, não desista!

Com estas sugestões, sua rotina diária, não só no trabalho, mas em sua vida pessoal pode se tornar mais produtiva e, como consequência, menos estressante e com sensação de leveza. Que tal? Até a próxima semana.

Deixe seu comentário