Religião

Paróquia do centro recebe a imagem de Aparecida

Uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, réplica da original exposta no Santuário de Aparecida (SP), desde o dia 9 está em Laguna, cumprindo roteiro pelas comunidades da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, já tendo passado pelo Farol de Santa Marta, Cigana, Canto da Lagoa, Passagem e Ponta da Barra, Santa Marta Pequena e Campos Verdes, visitando hoje (15), às 15h o Asilo Santa Izabel e às 19h Ponta das Pedras, no Magalhães. Já amanhã (16), às 16h na Vila Vitória e às 19h na Matriz de Navegantes, onde ficará até domingo (17), saindo para a Paroquia Santo Antônio, no centro histórico, com missa às 19h. A visita faz parte da preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que aconteceu no rio Paraíba do Sul, em Aparecida(SP).

Na Paróquia Santo Antônio
Conforme roteiro divulgado pela Diocese, no domingo (17), na missa das 19h, chegada na Matriz. À partir de 2ª feira (18), às 9h, a imagem jubilosa estará na Capela do Colégio Stella Maris, indo na terça-feira (19),às 19h no Perrixil e às 20h em Caputera. Quarta-feira (20), às 19h na Praia do Sol e às 20h em Barbacena. Quinta-feira (21), às 19h em Barranceira. Sexta-feira (22), às 19h no Loteamento Juliana e às 20h na Cohab. Sábado (23), às 17h30 no Mar Grosso e dali às 19h para a Paróquia de São Pedro Apóstolo, de Cabeçuda, onde cumprirá roteiro pelas suas capelas.
Aparição
Segundo a tradição Católica, em 1717, três pescadores saíram para pescar em uma época escassa de peixes. Ao chegarem ao Porto Itaguaçu, no rio Paraíba do Sul (SP), a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem.
A tradição diz que, juntando as duas partes viu-se que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Após o encontro da imagem, a pesca de peixes foi farta e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele evento que chamaram de milagre.
Por ter aparecido dessa forma, o povo a nomeou de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha, em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

Deixe seu comentário