Geral

Patrimônio Cultural

Um pouco da história de Laguna

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

A Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos foiconstruída em três etapas. A primeira, em 1696, constitui hoje a parte do altar-mor, em substituição a uma capela de pau-a-pique erguida no momento da fundação do povoado, em 1676.

A segunda etapa de construção da Igreja foi concluída em 1738, a qual inclui o corpo principal e o espaço dos altares laterais, restando somente as torres da Igreja, erguidas em 1894. O seu relógio, localizado na parte denominada frontão, foi instalado em 1935.

A Igreja foi toda construída em pedra, argamassada com areia, barro e cal e óleo de peixe, por isso, suas paredes são largas, com mais de 80 cm de espessura na sua base.

Sua arquitetura de linhas austeras exemplifica as igrejas de origem portuguesa erguidas em todo o Brasil durante o período colonial, que remontam aos templos romanos da Antiguidade e às igrejas românicas do norte de Portugal, relacionando-se ainda à arquitetura religiosa jesuítica da Contra Reforma (século XVI).

 

Cine Teatro Mussi

Inaugurado em 1950, o Cine Teatro Mussi tornou-se importante pólo cultural no sul catarinense, recepcionando apresentações de orquestras e teatros e sessões de cinema. Projetada pelo suíço Wolfgang Ludwig Rau (1916-2009), a casa de espetáculos influenciou a sociabilidade urbana ao revelar-se principal ponto de encontro para a comunidade lagunense durante o século XX.

O projeto foi muito arrojado, buscando multifuncionalidade, ou seja, além da Casa de espetáculos, manteve relação física e social com a rua Oswaldo Cabral através da proposta de salas comerciais, reservando a entrada principal, imponente, para a esquina, e tornando-se uma referência urbana para a cidade.

Sua linguagem arquitetônica Art Déco faz-se presente pelas linhas geométricas, pelos ornamentos retilíneos em alto relevo, pela platibanda que oculta o telhado e pela incorporação de um elemento até então inédito: a marquise.

Destaca-se ainda a ornamentação dos espaços internos em linguagem Art Nouveau, com formas inspiradas na natureza através de traçados sinuosos e motivos florais, como também inserido em alguns gradis das esquadrias e na decoração interna do salão principal.

 

Escritório Técnico do Iphan em Laguna

O casarão do IPHAN em Laguna foi construído em 1886 para sediar a Sociedade Recreativa Clube Blondin. A edificação caracteriza-se como arquitetura eclética, que predominava na cidade naquele momento.

Possui acesso lateral,  alinhamento junto ao passeio, porão alto, cobertura em duas águas com telha cerâmica do tipo francesa, presença de platibanda e balcão na facada principal.

Seu sistema construtivo é de alvenaria autoportante de tijolos maciços, assoalho junta seca, forro saia e camisa, o porão possui piso de cimento queimado e uma escada de madeira que possibilita o acesso ao primeiro pavimento.

A edificação foi adquirida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1987, sendo restaurado nos anos de 1995 e 2004.

O Escritório Técnico de Laguna abriga importantes documentos sobre atividades desenvolvidas pelo IPHAN neste Centro Histórico, assim como uma significativa variedade de referências bibliográficas sobre patrimônio cultural, arquitetura e ciências sociais, que serve como fonte de consulta para muitos pesquisadores da região e também para a comunidade em geral.

 

Biblioteca Pública Municipal

Este casarão foi construído em 1864 para a residência da família do Sr. Manoel Luiz Martins, armador e exportador, durante a importante fase econômica da atividade portuária de Laguna. Entre os anos de 1911 e 1929 o prédio passou a ser usado como sede do Colégio Stella Maris. Entre 1932 e 1964 funcionou o Ginásio Lagunense, a partir de então, apenas como Câmara de Vereadores.

Entre os anos de 1976 a 1991 a edificação recebeu ampliações e passou a abrigar a Secretaria de Educação e Esporte e a Biblioteca Municipal, inaugurada em 29 de maio de 1980, tendo como patrono o professor Romeu Ulysséa.

Atualmente, a edificação é ocupada integralmente pela Biblioteca Municipal, desenvolvendo, além de suas atividades tradicionais de pesquisa, diversos projetos sócio-educativos que ampliam a integração deste órgão com a comunidade lagunense.

Este imóvel foi construído em alvenaria de pedra com argamassa de cal e areia e suas paredes internas em estrutura de pau-a-pique. A arquitetura deste casarão, de linguagem luso-brasileira, é caracterizada pelo seu volume quadrado, sem detalhe de ornamentos nas fachadas, com grandes janelas em guilhotina e caixilhos decorados, repetidos nas fachadas laterais e frontal, tendo apenas a porta centralizada, marcando a entrada do prédio. Possui um porão utilizado para ventilação do piso e paredes e talvez, no período colonial, como depósito.

Deixe seu comentário