Perfil

Perfil: Empresas e empresários – Damianos Andreadis

Damianos Andreadis, 38 anos, nascido em Laguna, com curso superior incompleto de Ciências da Computação, e cursos técnicos em Marketing, Logistica, Gestão de pessoas, Finanças, Desenvolvimento Gerencial e Desenvolvimento de Lideranças. Há 17 anos atua no ramo do comércio varejista, com a rede de lojas Eletrolar. Este é o focalizado desta semana da nova coluna do JL.

 

Como a empresa começou
A Eletrolar foi fundada aqui em 1980 por Vimalcio Zapelini Negro, (sogro de Damianos). Os anos passaram, a loja foi ampliando produtos e serviços até que em 1996, o Sr. Vimalcio, seu sogro, Adelino Spilere e Damianos viram um mercado próspero na cidade de Garopaba, mais exatamente em Campo D´Una onde prospectaram a abertura de uma nova loja. Naquela época, Garopaba possuía poucas opções em lojas de móveis e eletrodomésticos. Foi nesse ano então que o empresário Damianos Andreadis, 38 anos, entrou para a história da Eletrolar. Ele namorava a filha de Vimalcio, Karen, com quem é casado e tem dois filhos Germano 12 e Maíra 10. “Em 1996 optei por deixar a empresa (Casa Moderna) de meu pai (Georgios Damianos Andreadis) no ramo de confecções para empreender em um novo ramo. Como meu sogro não tinha quem administrasse a nova loja, aceitei o desafio. O sr. Adelino, (avô de Karen) contribuiu muito com o seu prestigio na região, onde o comentário nas ruas era “vamos comprar na loja da gente do seu Adelino”. Sem funcionários nos primeiros 9 meses, Damianos iniciou desempenhando várias funções; atendia aos clientes, emitia as notas, fazia montagem dos móveis e entregava as mercadorias em um rack adaptado no teto de seu Gol, ano 88. Enquanto fazia as entregas, o sr. Adelino aguardava na empresa, lembra Damianos que hoje é diretor da rede de lojas. Aos poucos a empresa foi ganhando a preferência da clientela e começou a se expandir. “Por volta do ano de 2000, a loja do Campo D’Una já tinha um movimento considerável e sentimos a necessidade de ampliar, construindo o imóvel próprio. Em 2006 mais uma expansão: foi aberta a terceira loja, no Centro de Garopaba. Em outubro de 2010 abrimos nossa mais nova e moderna loja no centro da cidade de Imbituba. Hoje, as quatro lojas (Laguna, Imbituba, Garopaba Campo D’una e Centro) empregam 50 colaboradores. Meu sogro Vimalcio Zapellini Negro, presidente da rede de lojas Eletrolar atua até hoje na empresa que fundou; a ele recorro sempre que uma decisão importante precisa ser tomada”, complementa Damianos. A loja que no início vendia somente móveis, hoje comercializa eletrodomésticos, dos essenciais aos complementares, áudio, bazar, bicicletas, eletroportáteis, ferramentas, móveis, computadores, telefonia celular e outros artigos.

Como a empresa está nos dias de hoje
“Com lojas nas cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba, atuamos em um raio de oitenta quilômetros entorno das lojas. Com preços competitivos, prazos flexíveis, com financiamento próprio, entrega em montagem rápida, buscamos através do atendimento, cada vez mais ganhar a preferência dos clientes”, observa.

Projetos
“Desde janeiro de 2011, trabalhamos a padronização dos processos, focando na profissionalização da empresa, com mais treinamento, qualificação, melhoria da logística, desde a compra dos produtos até a venda e entrega dos mesmos. Neste ano, nosso objetivo é a conclusão de um novo CD (Centro de Distribuição) totalmente moderno, com sistema paletizado. Com a verticalização do estoque, será possível a ampliação da área de vendas de nossa loja do Campo D’Una, para 1000 metros quadrados, o que nos dará melhores condições de trabalho, auxiliando na logística de todo o processo. Ainda está prevista a ampliação da loja no Centro de Garopaba, com a locação da sala ao lado, hoje utilizada pelo Banco do Brasil, que será desocupada nos próximos meses”. adianta.

Conquistas
“A concorrência em nosso ramo é muito grande, e nossa alegria é perceber que, nas cidades onde atuamos concorremos de igual para igual, com grandes redes de lojas. Essa conquista, se deve a todos os nossos fornecedores, colaboradores e acima de tudo aos nossos clientes, que nos deram a preferência, e a quem temos cada vez mais a responsabilidade de corresponder a altura”, lembra.

Qualidades e defeitos
“Procuro ser correto em tudo o que faço, como defeito entendo que tenho que trabalhar melhor minha ansiedade”.

Um desejo
“Desejo muito que meus familiares que se encontram na Grécia e Inglaterra, e que de uma forma ou de outra hoje passam por dificuldades devido a crise na Europa, possam em breve voltar a ter tranqüilidade no campo profissional.”

Viagens
“O que mais me deixa feliz é poder viajar, e felizmente minha esposa Karen também gosta e é parceira nesses passeios. Já tivemos a oportunidade de conhecer alguns estados brasileiros, bem como países vizinhos do Brasil, o México e alguns países da Europa.”

Receita de bem-estar
“Comer bem e estar rodeado de amigos; isso me deixa muito feliz.”

Pensamento
“Não sei quem é o autor, porém ouvi essa frase há muitos anos em um programa de rádio de Criciúma dita pelo Adelor Lessa que muito me chamou a atenção e que resume bem o que esperar da vida. A frase diz assim: ‘O importante nessa vida, é você ser e fazer o outro feliz’. ”

Não vivo sem
“Além de gostar desde pequeno, acabei criando uma dependência muito grande da tecnologia, hoje não vivo sem meu Celular, Ipad, Notebook todos conectados a Internet.”

Deixe seu comentário