Perfil

Perfil: Empresas e Empresários – Sandro A. Brito Ribeiro

Como  a   empresa  começou
Uma oportunidade e muita vontade de fazer dar certo. Estes são alguns dos ingredientes da história empreendedora do gaúcho Sandro Antônio Brito Ribeiro, que há 4 anos é proprietário da Pizzaria D´Anita, homenagem mais que merecida a heroína de dois mundos. Aos 47 anos, o administrador que é filho de lagunense, não recorda de ter passado um verão se quer na terra natal: “Férias sempre foi sinônimo de Laguna. Meu pai, Antônio e minha mãe Terezinha, simpatizavam tanto com a cidade que este amor acabou passando para os filhos”, recorda. Depois de muitas temporadas, a família chegou ao consenso de que deveriam definitivamente se mudar para o litoral: “Não houve objeção à ideia. Ninguém seria louco. As malas e a mudança foram feitas em minutos”, brinca. E seria em solo lagunense, que Sérgio viria a conhecer Carmen, sua companheira, com quem está há 21 anos, e com quem hoje divide a administração da Pizzaria: “Nossa parceria vai muito além do casamento. Atualmente eu me dedico exclusivamente ao estabelecimento, mas ela ainda encara uma dupla jornada, já que também leciona no período da manhã”, explica o focalizado. A proposta de compra da pizzaria surgiu ao acaso: “Fui funcionário da prefeitura e um amigo de trabalho comentou que os antigos proprietários estavam interessados em vendê-la. Apesar de ter pouco conhecimento no assunto, vi que era a chance de ter meu próprio negócio e decidi apostar. Hoje vejo como minha ousadia valeu a pena”. O empresário costuma se intitular como “gandula” e quando alguém da equipe falta ou a demanda de serviço é grande, não espera muito para arregaçar as mangas: “Lavo pratos, asso as massas, fico no caixa, enfim, ser patrão é muito mais que cobrar dos funcionários, é dar o exemplo e mostrar que estamos todos no mesmo time”. Entre os sabores especiais disponíveis tanto no rodízio quanto no à la carte, Sérgio relaciona as preferidas: “O pessoal pede muito pela de camarão. Nosso sucesso no momento é a picanha e ao alho e óleo, que é também a minha predileta. O gosto por carne está no sangue, neste momento tenho que honrar meu lado gaúcho”. Pai de Renan, de 12 anos, é ao pupilo que ele procura dedicar todo tempo de folga: “Somos muito ligados. Gostamos de jogar bola na praia, pescar, assistir a um bom filme. Espero que no futuro ele não precise sair da cidade para atingir sua realização profissional. Sei que ele terá que seguir sua caminhada, mas confesso que preferia tê-lo por perto”.

Projetos
Vivenciando a demanda nestes anos de pizzaria, pretendo para o próximo ano, montar uma filial da D´Anita para tele-entrega no interior de Laguna. Nos planos pessoais, espero viajar com a família.

Conquistas
A família que construí e a chance de ter meu próprio negócio.

QUALIDADES  E  DEFEITOS
Sou uma pessoa simpática e bom demais até em determinadas situações.Meu maior defeito é ser um pouco ranzinza e perfeccionista ao extremo.

MANIA
Filme. Em especial, à espera de um milagre, com Tom Hanks.

LUGARES
Qualquer praia de Laguna.

Viagens
Gramado.

Um desejo
Ver a cidade prosperar a ponto de não precisar ver meu filho sair dela para conseguir atingir seus objetivos profissionais.

Não  Vivo  Sem
Celular.

Receita de Bem-estar
Caminhar, jogar bola ou pescar, sempre na companhia do meu filho Renan.

Pensamento
“ É cultivando nossos heróis do passado que assumimos os compromissos do presente, dos quais resultarão as realizações do futuro.”

Deixe seu comentário