Contraponto

Pesca Artesanal

Pesca Artesanal

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (7) requerimento do deputado federal João Rodrigues para realização de audiência pública para discutir as portarias ministeriais que regulamentam a pesca artesanal no Brasil, principalmente a Tainha. A audiência ficou agendada para o dia 20 de junho, às 10h, no plenário 6, Anexo 2, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Segundo o deputado João Rodrigues algumas portarias ministeriais estão resultando em inúmeros problemas aos pescadores artesanais, como ocorre, por exemplo, em Santa Catarina com relação à pesca da tainha. Estão convidados para audiência o Secretário de Pesca e Aquicultura, Dayvison Franklin de Souza; o Secretário do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério do Meio Ambiente, Ugo Eichler Vercílio; o representante do Coletivo Nacional de Pesca e Aquicultura, Agnaldo Hilton dos Santos e o representante da Universidade do Vale do Itajaí, Paulo Roberto Schwingel.

 

Vereador Cassado

Acusado de comprar votos, em Araranguá, o vereador Alexandre Pereira, teve o seu mandato cassado. Ainda bem que aqui não se tem disso, não é?

 

Religião em Laguna e Pescaria Brava

Dados do IBGE dão conta de que nas duas cidades, a Igreja Apostólica Romana conta com 40.234 fiéis, Evangélica 6.239, Espírita 1.419, Testemunhas de Jeová 407, Igreja Apostólica Brasileira 212, Umbanda 127, Candomblé também 127, Ortodóxa 112, Novas religiões orientais 33, Outras religiões Cristãs 31, Budismo 18, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias 18, não determinado e múltiplo pertencimento 17, tradições esotéricas 9 e sem religião 2.688.

 

Dia do Desafio

Mesmo com as chuvas do dia 31, ainda assim, o Sesc daqui conseguiu reunir em torno de 12,45% (6.419 pessoas) de nossa população durante o Dia do Desafio, evento mundial de incentivo à prática de atividades físicas que em toda Santa Catarina movimentou 1.649.975 esportistas. Além de Laguna, (que perdeu para Villa Bruzual, na Venezuela, que reuniu em torno de 15% de sua população) foram realizadas atividades em outros 214 municípios do Estado.

 

ICMS para Laguna

A se confirmar a estimativa da divisão do ICMS para 2018, o conhecido IPM-Índice de Participação dos Municípios, da secretaria de Estado da Fazenda, a previsão é de que para Laguna o repasse será de apenas 0,21%. O ICMS é calculado na movimentação econômica. Na região Imbituba terá 0, 42%, Imarui 0,07%, Pescaria Brava 0,05%, Garopaba 0,15% e Paulo Lopes 0,08%. Na Amurel, Tubarão terá 0,88%.  No estado, entre os maiores, ponteia Joinville com 8,60%.

 

ISS do Turismo

Há quem defenda, aqui, a redução na alíquota do ISS-Imposto Sobre Serviços, principalmente nas atividades turísticas, envolvendo serviços de hospedagem, traslados e guias, além dos espetáculos, fotografia e estacionamentos, entre outros.

 

Imprensa: Série E-books

‘Astros e Estrelas’ é o nome de uma das seções mais acessadas no site do Instituto Caros Ouvintes (ICO) e a partir de agora também é o título da série de E-books (livros digitais) que a entidade lançou oficialmente na quarta-feira (7), Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Com o patrocínio das lojas Koerich, o primeiro volume está disponível para download gratuito em carosouvintes.org.br e traz material inédito contando a trajetória de seis profissionais de destaque na mídia de Santa Catarina: Carlos Damião, Hélio Costa, Lenita Cauduro, Miguel Livramento, Moacir Pereira e Roberto Alves. “Tenho certeza de que o impacto será muito positivo e que tanto o público em geral quanto os profissionais da comunicação irão gostar muito do que produzimos”, comenta Giane Severo, presidente do ICO. Os homenageados: Carlos Damião – jornalista com passagem por veículos como jornal O Estado e rádio Guarujá, atualmente colunista e blogueiro do jornal Notícias do Dia; Hélio Costa – apresentador de TV com passagem pelas principais rádios de Florianópolis, atualmente na RICTV Record, à frente do programa Cidade Alerta; Lenita Cauduro – radialista e apresentadora de TV com passagem por veículos de Criciúma e Florianópolis, como rádio Eldorado, RBS TV e rádio Itapema, atualmente dedica-se ao teatro; Miguel Livramento – narrador e comentarista esportivo com passagem pelas principais emissoras de Florianópolis, atualmente na rádio Guarujá e no SBT SC; Moacir Pereira – jornalista, comentarista político e escritor, com passagem pelos principais veículos impressos e eletrônicos do Estado, atualmente colunista nos jornais do Grupo NC (ex-RBS) e comentarista na rádio CBN Diário e Roberto Alves – comentarista esportivo com passagem pela TV Cultura, rádio Guarujá e rádio Guararema, atualmente atuando nos veículos impressos e eletrônicos do Grupo NC (ex-RBS) em Santa Catarina.

 

Itamar Leal Floriano

Aos 66 anos, faleceu no domingo (4), na Ponta da Barra, o ex-vereador Itamar Leal Floriano. Conforme histórico do Tribunal Regional Eleitoral, pelo PMDB, em 1982 recebeu 249 votos, ficando como suplente, em 1988 elegeu-se com 106 votos. Já em 1992, com 339 votos e em 1996 com 418 votos, igualmente ficou na suplência, mesma posição obtida em 2004, então pelo PSDB, recebendo 405 votos.

Deixe seu comentário