Contraponto

Pescadores monitoram pesca da tainha

CRUSH Design, a startup lagunense

CRUSH Design

Guilherme Santos e seu sócio, Mateus Machado, foram a Florianópolis, onde participaram do encerramento do programa Sinapse da Inovação, durante feira de negócios, na qual apresentaram a Startup CRUSH, seus produtos e modelos de negócios e ainda ganharam um prêmio de empresa destaque, aliás sendo uma das 10 premiadas entre as 91 de todo o Estado que também participaram da Sinapse. É bom saber que o aumento de produtividade, otimização de processos e adaptação a novos mercados, podem ser solucionados com tecnologias desenvolvidas por startups.

 

Pescadores monitoram pesca da tainha

Associações e sindicatos da pesca artesanal e industrial em Santa Catarina tomaram a iniciativa de registrar voluntariamente dados sobre seus desembarques na safra da tainha. Desde 3ª feira (13), todas as informações estão sendo divulgadas em tempo real no “Tainhômetro”, um painel digital que mostra em tempo real, a produção de tainha em SC na safra 2017 e pode ser visitado no link www.tainhometro.com.br.

A iniciativa de monitorar voluntariamente a safra da tainha tem três objetivos principais. Primeiro, mostrar ao governo federal que é possível saber quanto se pesca em tempo real. Segundo, ter informações para garantir a atualização dos estudos e os ajustes necessários para uma gestão científica e qualificada dessa pescaria. E, por último, empoderar os pescadores que serão capazes de, pela primeira vez mostrar a importância socioeconômica da atividade e cobrar as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da pesca – que é uma atividade econômica e precisa ser tratada como tal.

 

Moacir Pereira

O ícone do colunismo político catarinense e do Sul do País, Moacir Pereira, em sua coluna na edição de fim de semana do Diário Catarinense, voltou a dar espaço para Laguna, registrando a festa de Santo Antônio e destacando a participação do governador Raimundo Colombo e o relato do vice governador Eduardo Moreira.

 

Mobilidade: 27.018 veículos

Santa Catarina tem 690 veículos para cada mil pessoas, logo aparecendo no topo do ranking, acima do Paraná e de São Paulo. Laguna, dos 295 municípios catarinenses, aparece em 37º lugar, com 27.018 veículos emplacados, dando uma média de 1,6/habitante. Lembrando que em 2010 a cidade contava com 19.801 e até incluia, ainda, a região de Pescaria Brava. No Brasil, existem 455 veículos para cada mil habitantes. Santa Catarina possui 6,9 milhões de pessoas para uma frota de 4,7 milhões. Números constam do anuário da Confederação Nacional dos Transportes.

 

Ferro sobrando

Moradores da Ponta da Barra, há algum tempo reclamam das péssimas condições da água distribuída naquele bairro. Como há excesso de ferro na água captada, com o cloro ela fica amarelada, aliás como ocorre em alguns pontos da praia do Mar Grosso.Pelo que se sabe, a Casan precisaria mudar o sistema ou até buscar um outro local para captação.

 

Consumidor

O Procon de Santa Catarina lança uma nova ferramenta. Com base no banco de dados do Sindec – sistema informatizado que integra Procons de todo o país – o portal proconresponde.com.br reúne os assuntos relacionados às demandas mais frequentes dos cidadãos divididas entre as áreas: Bancos e Cartões; Conta de Luz e Água; Habitação; Produtos; Recall de Produtos; Saúde; Serviços on-line; Telefonia e TV por Assinatura.

Deixe seu comentário